Chão em madeira: Ter ou não ter este tipo de pavimento em casa?
Não haverá casa que não tenha pelo menos uma divisão com este tipo de pavimento. Afinal, o chão de madeira é dos pisos mais utilizados desde sempre. Ainda assim, há algumas desvantagens a ter em conta antes de instalá-lo.
© Ekonomista
Casa Madeira
Esteticamente muito apelativo, com um acabamento que permite criar um ambiente acolhedor e com uma multiplicidade de tipologias, cores, dimensões e texturas, o chão de madeira é um material que importa mesmo conhecer.
Afinal, este tipo de chão é dos pisos mais utilizados desde sempre e continua a ser o grande escolhido na hora de revestir o solo de uma casa, revela o Ekonomista.
Mas quais são as suas vantagens e desvantagens?
A verdade é que tem mais regalias do que inconvenientes. Ora veja.
Nenhum outro material consegue dar uma sensação de tanto conforto como a madeira, afirma o Ekonomista. Além disso, é um material com bom desempenho térmico e a sua temperatura é sempre agradável ao toque.
Note que a madeira é um material absorvente, tanto de som como de temperatura e auxilia no processo de eliminação do eco nos ambientes interiores.
Uma das grandes vantagens do chão de madeira é mesmo a sua versatilidade. É também de fácil manutenção, onde acaba por ser mais fácil limpar pisos de madeira e mantê-los como novos e, por isso, prevalece na durabilidade. Mas, evite produtos com muitos químicos.
O chão de madeira é ainda excelente para pessoas com problemas respiratórios dada a sua componente hipoalergénica.
Pelo lado inverso, há duas desvantagens a ter em conta antes de instalar pavimento de madeira em casa.
No caso do chão de madeira natural, é necessário garantir que verifica o seu estado regularmente. Adicionalmente, será necessário aplicar uma camada protetora de verniz e fazer mesmo a raspagem quando já estiver muito desgastada, refere o Ekonomista.
No caso do laminado, a desvantagem prende-se com o facto de ser mais difícil tratar após os riscos no chão. E nem todas as madeiras estão preparadas para receber uma determinada quantidade de humidade, note-se.
Mas, se seguir estas dicas do Ekonomista, poderá conseguir prolongar a longevidade do seu chão de madeira:
- Prefira sempre produtos específicos para a lavagem de chão de madeira. Ou, então, detergentes neutros, sem grandes químicos e cheiros;
- Mantenha o chão limpo e aspirado regularmente, evitando que pedras e outros objetos o possam riscar;
- Prefira andar descalço ou com pantufas em casa;
- Sempre que necessário, e no caso dos pisos de madeira natural, aplique o verniz protetor para evitar estragos de maior;
- Evite limpar a madeira com uma esfregona molhada sempre que fizer limpeza a casa.
Leia Também: Exportações de madeira e mobiliário para fora da Europa cresceram 24%