Meteorologia

  • 24 NOVEMBER 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 22º
Imobiliário Construção Câmara Municipal da Amadora aposta n...

Câmara Municipal da Amadora aposta na Reabilitação Urbana

No âmbito da Estratégia Municipal de Reabilitação Urbana - Amadora 2025, a Autarquia aprovou a revisão dos regulamentos municipais dos programas Reabilita + e Reabilita Plus, bem como a criação dos novos programas Reabilita Eco e Reabilita Vertical.

Câmara Municipal da Amadora aposta na Reabilitação Urbana

Revela comunicado enviado às redações que, com vista à conservação e valorização do edificado em território municipal, a Câmara Municipal da Amadora aprovou a revisão dos regulamentos municipais dos programas Reabilita + e Reabilita Plus, bem como a criação dos novos programas Reabilita Eco e Reabilita Vertical, no âmbito da Estratégia Municipal de Reabilitação Urbana - Amadora 2025.

O programa municipal Reabilita + (desde 2013) e o Reabilita plus (desde 2017) já existiam como programas de apoio municipais, note-se.

O Reabilita + engloba ações de apoio à realização de obras e visa apoiar a realização de obras de recuperação ou beneficiação nas partes comuns ou de uso comum de edifícios de particulares. 

Por seu lado, o Reabilita PLUS é um programa municipal de apoio à realização de obras em duas áreas: Venda Nova e Damaia de Baixo. Tem como objetivo apoiar a realização de obras de recuperação ou beneficiação de partes comuns ou de uso comum de edifícios particulares de habitação.

Em comunicado, estes programas têm tido uma enorme adesão por parte dos munícipes e todos os anos o número de candidaturas supera o valor do ano anterior. No sentido em que, até à data, já foram comparticipadas, no âmbito do programa Reabilita +, 477 candidaturas, e, ao abrigo do Reabilita Plus, 21 candidaturas.

Agora surgem dois novos programas de apoio municipais, que a Câmara da Amadora aprovou a sua revisão: Reabilita Eco e Reabilita Vertical.

O programa municipal de apoio à eficiência energética, o Reabilita Eco, trata-se de um novo programa que irá apoiar a introdução de soluções técnicas com vista ao aumento do conforto térmico e da eficiência energética das partes comuns ou de uso comum dos edifícios de habitação de particulares, promovendo assim a satisfação e o bem-estar dos cidadãos. 

O programa Reabilita Vertical de apoio à acessibilidade vertical que trata de um novo programa que visa a melhoria das acessibilidades e a mobilidade dos cidadãos no acesso às suas habitações.

Sublinha ainda o mesmo comunicado que a Autarquia prevê apoiar a introdução de soluções para o melhoramento das acessibilidades verticais para uso comum, através da instalação ou adaptação de elevadores, rampas de acesso ou outros sistemas de idêntica natureza, com vista à eliminação de barreiras arquitetónicas nos acessos às partes comuns dos edifícios de habitação de particulares. 

Leia Também: Jovens de bairro da Amadora criam ténis em programa de combate à exclusão

Campo obrigatório