Meteorologia

  • 23 NOVEMBER 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 22º
Lar Eficiência energética Waterbeep: Uma ferramenta que permit...

Waterbeep: Uma ferramenta que permite consultar o uso da água de Lisboa

Com este aparelho poderá visualizar os consumos de sete a 30 dias, comparar com a média da capital portuguesa e até receber alertas quando há desvios do padrão habitual.

Waterbeep: Uma ferramenta que permite consultar o uso da água de Lisboa
Notícias ao Minuto

16:53 - 08/06/21 por Notícias ao Minuto Enviar email

Casa Consumo da água

O Waterbeep é disponibilizado aos clientes da EPAL, desde 2015, como uma ferramenta que permite consultar o consumo de água de Lisboa faturado nos últimos meses, visualizar consumos de sete a 30 dias, calcular consumos médios diários, comparar com a média da capital portuguesa e até receber alertas por email e por mensagem de texto quando há desvios do padrão habitual de consumo. 

Em causa, está a oferta de um melhor controlo do uso da água que, por vezes, "não temos e perdemos a noção de como a gastamos." Nesse sentido, pode-se dizer que esta é uma ajuda extra para os Lisboetas, tal como afirma o Doutor Finanças

Note que o Waterbeep tem quatro versões, onde apenas uma não tem custo e não necessita de equipamento de telemetria, já que é o cliente que tem de assegurar a leitura, com validação on-line.

A versão home é grátis e permite apenas consultar o consumo de água faturado nos últimos meses, conhecer o consumo médio diário por pessoa e compará-lo com a média da cidade, bem como acompanhar a evolução das leituras efetuadas nos últimos 30 dias. Sublinhe-se que esta versão não contempla o envio de alertas no caso de se verificar algum tipo de alteração no padrão de consumo.

Já as versões Waterbeep Plus, Pro e Premium são pagas, começando em 1 euro e podendo chegar aos 20 euros mensais e têm uma fidelização de 24 meses. Ainda assim, as versões mais caras contam com um desconto de até 50%, salienta o Doutor Finanças, que é aplicado quanto maior for o consumo que o cliente conseguir transferir para o período noturno.

Sublinhe-se que as versões pagas são muito semelhantes, uma vez que funcionam através de telemetria e permitem visualizar a evolução do consumo para qualquer período e receber alertas quando há um consumo anormal de água. Mas há algumas diferenças, note-se.

Só a partir da versão Pro é que é possível visualizar o consumo de água do dia anterior, com dados de 15 em 15 minutos. E apenas a versão Premium fornece a informação num ficheiro customizado.

Para ter acesso a qualquer das versões do Waterbeep basta um registo no site EPAL indicando o código de entidade, o número de contribuinte e um endereço de e-mail, refere o Doutor Finanças.

E para as entidades gestoras?

Em 2018, o Waterbeep lançou uma versão para municípios e entidades gestoras para que possam gerir melhor e reduzir as perdas (água não faturada), que em alguns casos, em Portugal, chegam aos 40%. A ferramenta está disponível também para entidades estrangeiras.

Leia Também: Duzentas mil pessoas sem água devido à erupção do Nyiragongo no Congo

Campo obrigatório