Meteorologia

  • 24 NOVEMBER 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 22º
Imobiliário Construção Licenciamentos indicam "perspetivas ...

Licenciamentos indicam "perspetivas positivas". Subiram 7% até março

Até março, foram licenciados 6,5 mil edifícios, o que significa um aumento de 7% face ao mesmo período do ano anterior.

Licenciamentos indicam "perspetivas positivas". Subiram 7% até março

Os licenciamentos nos primeiros três meses do ano indicam "perspetivas positivas" para o setor da construção, de acordo com os dados divulgados, esta quarta-feira, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Até março, foram licenciados 6,5 mil edifícios, o que significa um aumento de 7% face ao mesmo período do ano anterior.

No trimestre anterior, sublinhe-se, o número de edifícios licenciados tinha crescido 1%, face ao período homólogo, o que significa que a taxa de crescimento homóloga acelerou entre o final do ano passado e o início de 2021

"Os edifícios licenciados em construções novas aumentaram 8,4% enquanto o licenciamento para reabilitação registou um crescimento de 1,5% (+3,4% e -6,3%, pela mesma ordem, no 4º trimestre de 2020)", revela ainda a agência de estatísticas portuguesa, no relatório divulgado.

Já os edifícios concluídos registaram uma quebra de 13,6%, o que compara com a variação de -4,1% no 4.º trimestre de 2020. Foram concluídos, no toral, 3,7 mil edifícios nos primeiros três meses do ano. 

Por outro lado, em cadeia, ou seja, comparando com o trimestre anterior, o número de edifícios licenciados cresceu 11,6% (-2,4% no 4.º trimestre de 2020) e o número de edifícios concluídos aumentou 0,4% (+1,0% no 4.º trimestre de 2020).

"Numa análise mensal, verifica-se que após os decréscimos homólogos observados em janeiro e fevereiro, os edifícios licenciados observaram um crescimento de 43,6% em março e 64,1% em abril. Quando comparado com os mesmos meses do ano 2019, este crescimento é também relevante, verificando-se aumentos de 25,9% em março e 25,7% em abril", adianta o INE.

Em janeiro e fevereiro, recorde-se, Portugal foi sujeito a um novo confinamento, numa tentativa de conter a propagação do novo coronavírus. O processo de desconfinamento iniciou-se em março. 

Leia Também: Produção na construção aumentou 3,2% em abril

Campo obrigatório