Som surround das televisões topo de gama "não convence"
É o que diz a DECO PROTESTE depois de testar aparelhos da LG, Panasonic, Samsung e Sony. "As vantagens para o consumidor são mínimas", diz a defesa do consumidor.
© iStock
Casa Televisão
A DECO PROTESTE fez mais um dos seus testes. Desta vez, testou o som envolvente (conhecido como som surround) de televisões de marcas como LG, Panasonic, Samsung e Sony. O resultado? "As vantagens para o consumidor são mínimas", diz a defesa do consumidor.
Para esta investigação, foram selecionados quatro televisores, todos muito bem avaliados ao nível do som estéreo nos testes da DECO. O lote incluiu o LG 55UN73006LA, o Panasonic TX-55HZ2000, o Samsung QE55Q90T e o Sony XR-55A90J.
Salienta a defesa do consumidor que as alegações mais ambiciosas surgem dos televisores da Samsung e da Sony, seguidos pelo modelo da Panasonic. Já o aparelho da LG, ainda que não seja diretamente comparável, apresenta boa qualidade sonora.
A ideia foi confrontar estas alegações com os efeitos percecionados pelos consumidores. Para tal, recorreu-se a um painel de especialistas em testes de áudio.
Teste não mostra grandes diferenças no som
"Efeito envolvente, separação dos canais de som, precisão a representar o palco sonoro e efeito da utilização dos diferentes modos sonoros foram os critérios examinados ao detalhe", afirma a DECO. Para cada televisor, o painel de especialistas escolheu os parâmetros de som que conduziam ao melhor resultado quanto à precisão a representar o palco sonoro e ao efeito envolvente.
Para tornar a comparação mais fiável, instalou-se os quatro televisores de forma que os membros do painel pudessem alternar entre os vários aparelhos rapidamente. Na prática, apenas um televisor reproduzia som de cada vez, sublinhe-se. Os televisores foram posicionados a igual distância de uma parede, mas com grande espaçamento entre si.
Nenhum membro do painel conseguiu indicar o televisor mais preciso a representar o palco sonoro, o que mostra que se trata de sistemas de utilidade duvidosa e cuja perceção muda de pessoa para pessoa.
Ainda assim, a DECO verificou que os televisores com maior número de colunas e com manipulação digital do sinal de áudio mais sofisticada demonstraram um palco sonoro ligeiramente mais amplo e preciso. O televisor da Samsung acabou por ser o melhor. Seguiu-se, o aparelho da Sony e, por fim, o da LG e o da Panasonic.
"Ainda não vale a pena investir em televisor com surround", afirma a defesa do consumidor
Note que o efeito depende de vários fatores, como o posicionamento do televisor face ao sofá, o formato da sala e os materiais usados nessa divisão, caso de tapetes ou cortinados.
Os sistemas assentam na reflexão do som nas paredes, e a localização destes elementos estruturais não é a mesma em todas as casas. O efeito também parece ser menos percetível com o uso de volumes sonoros mais moderados, saliente-se, o que é um problema para quem não gosta ou não pode elevar os decibéis.
Mas vale a pena investir? "Os efeitos são realmente modestos", revela a DECO.
Leia Também: Altice pede afastamento do presidente da ANACOM para tecnologia avançar