Como escolher o inquilino ideal para o seu imóvel?
Antes de assinar um contrato de arrendamento é necessário tomar algumas precauções, de forma a estar seguro, tanto quanto possível. Esta referência é feita a questões ligadas à honestidade e ao cumprimento do contrato, note-se.
© Shutterstock
Casa Arrendar casa
Como saber se uma pessoa interessada em arrendar o seu imóvel, será um bom inquilino?
"Uma coisa é certa, por vezes as aparências enganam", afirma o portal Imovirtual.
Por isso, antes de assinar um contrato de arrendamento é necessário tomar algumas precauções, de forma a estar seguro, tanto quanto possível.
Saliente-se que esta referência é feita a questões ligadas à honestidade e ao cumprimento do contrato. Pois, é proibido por lei, a discriminação de pessoas em função da nacionalidade, nascimento, sexo, orientação sexual, idade, religião, raça, origem étnica, incapacidade física, entre outras características pessoais e sociais.
Nesse sentido, para tentar perceber se o seu futuro inquilino é confiável deverá pedir-lhe referências e verificar, junto das mesmas, comportamentos antecedentes. Deverá fazer também um levantamento do historial do indivíduo e ainda tentar perceber qual é o seu estilo de vida. Mas vamos por partes.
Faça uma pré-seleção dos interessados
Antes até de agendar visitas para dar a conhecer o seu imóvel, faça primeiro uma triagem pelo telefone. Na chamada poderá ser percetível se um potencial interessado encaixa ou não no perfil que pretende.
As perguntas devem estar relacionadas com, por exemplo, a existência de animais de estimação, se os moradores são ou não fumadores, quantas pessoas (adultos e crianças) irão morar no apartamento, entre outras.
Tente perceber como é o estilo de vida do interessado
A pessoa combina com o imóvel, prédio, condomínio? Eis um ponto importante a ter em consideração. Se o seu futuro inquilino é mais idoso pode não dar-se bem se o restante prédio for residência de estudantes, note-se.
Faça uma pesquisa do perfil do inquilino na internet e nas redes sociais, se possível, e tente perceber se o mesmo será feliz no seu imóvel, de acordo com o ambiente envolvente.
Agende uma visita ao imóvel e faca uma entrevista presencial
Esta é uma das principais atitudes que influencia a sua decisão. Durante a visita pode aproveitar para fazer mais questões e retirar dúvidas. Aproveite também para conhecer o seu potencial inquilino melhor, bem como analisar o seu comportamento, sustenta o portal.
Proponha o preenchimento de uma ficha
Crie um documento com parâmetros para preencher acerca do futuro inquilino. Assim, ser-lhe-á mais fácil ter uma visão geral e alargada dos possíveis compradores e inclusive compará-los entre si.
Peça referências
Conheça o seu historial a partir de senhorios anteriores e do trabalho, por exemplo. Pode acrescentar esta informação, ou seja, estes contactos na ficha de cliente.
Pedir adiantamento da renda, solicitar um fiador ou exigir uma caução: É valido?
Qualquer uma das opções funciona como garantia de pagamento e conservação do imóvel, permitindo-lhe uma maior segurança. No entanto, estas exigências podem representar um custo demasiado elevado para potenciais inquilinos, tornando-se um entrave ao negócio, alerta o Imovirtual.
Desta forma, procure avaliar o melhor possível a situação financeira do inquilino antes de optar por estas hipóteses.
Leia Também: Espanha vai indemnizar proprietários afetados pela suspensão de despejos