Meteorologia

  • 23 NOVEMBER 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 22º
Imobiliário Habitação Preço das casas dispara em Portugal....

Preço das casas dispara em Portugal. Sobe 2,5% em maio

Trata-se da variação em cadeia mais robusta dos últimos dois anos e meio e marca uma aceleração face ao que tem sido o registo desde início da pandemia, revelam dados do Índice de Preços Residenciais, referentes ao mês de maio, apurados pela Confidencial Imobiliário.

Preço das casas dispara em Portugal. Sobe 2,5% em maio

A Confidencial Imobiliário acaba de apurar os resultados do Índice de Preços Residenciais, concluindo que o preço de venda das casas em Portugal continental registou um aumento de 2,5% em maio, face ao mês anterior, revela comunicado enviado aos jornalistas.

Trata-se da variação em cadeia (ou seja, face a abril de 2021) mais robusta dos últimos dois anos e meio e marca uma aceleração face ao que tem sido o registo desde início da pandemia, período em que as variações mensais não foram além de 1,0%. 

Para Ricardo Guimarães, Diretor da Confidencial Imobiliário, “esta subida mensal é, de facto, bastante expressiva, mas é preciso percebermos se será uma situação isolada."

Isto porque, "nos últimos três meses houve um aumento de cerca de 25% nas transações, o que acaba por refletir-se num comportamento positivo dos preços." Ainda assim, sustenta o responsável, em comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso, "teremos agora que aguardar para ver se este comportamento quer dos preços quer das vendas procede, ou se, porventura, poderá ter sido uma reação mais imediata ao desconfinamento”. 

Todavia, este é o segundo mês consecutivo com intensificação na taxa de variação mensal dos preços, refletindo-se numa recuperação da valorização homóloga, que atinge em maio os 4,6%. Mas, em sentido inverso, a valorização homóloga tem vindo a perder força desde março de 2020, quando se fixou em 15,6% e atingiu em fevereiro de 2021 um mínimo de 2,6%, lê-se no mesmo comunicado.

Já por referência ao preço médio de venda das casas em Portugal continental, este atingiu os 1.761 euros por m2 em maio, apurando-se um tempo médio de venda das habitações de seis meses. Note que os dados referentes aos preços e tempo de absorção são apurados no âmbito do SIR-Sistema de Informação Residencial.

Leia Também: Preço das casas para arrendar em Espanha sobe 0,7% em maio

Campo obrigatório