Meteorologia

  • 24 NOVEMBER 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 22º
Imobiliário Construção Número de edifícios licenciados aume...

Número de edifícios licenciados aumenta 11,5% no 1.º trimestre de 2021

O número de licenças de obras emitidas regressou a terreno positivo, reforçando a dimensão da carteira de obras ainda para além do valor atingido antes da pandemia, segundo a Associação de Materiais e de Construção (APCMC).

Número de edifícios licenciados aumenta 11,5% no 1.º trimestre de 2021

Nos primeiros três meses deste ano, o número de edifícios licenciados registou um aumento de 11,5% relativamente ao 4.º trimestre do ano anterior. Em termos homólogos, verificou-se também um aumento de 7,0%. De acordo com a análise de Conjuntura do Sector da Construção da Associação de Materiais e de Construção (APCMC), a evolução do número de licenças de obras emitidas regressou a terreno positivo, no arranque do ano, reforçando a dimensão da carteira de obras ainda para além do valor atingido antes da pandemia.

Quando analisadas as regiões, pode-se ver que a maior parte dos edifícios licenciados estão localizados no Norte, como habitualmente. Ainda assim, "todas as regiões aumentaram o numero de fogos licenciados no 1.º trimestre do ano, quando comparado com o trimestre anterior" à exceção da Região Autónoma dos Açores, refere a Associação de Materiais e de Construção.

A variação média anual do número de edifícios licenciados no trimestre terminado em março de 2021 foi positiva (0,1%), "embora este resultado esteja contaminado pelos baixos números registados durante o primeiro confinamento", lê-se na análise de Conjuntura do Sector da Construção.

Por referência à evolução do licenciamento relativo às construções novas para habitação familiar, o primeiro trimestre de 2021 registou, um aumento de 16,2% quando comparado com o último trimestre de 2020. A taxa de variação homóloga foi de 14,0% e a taxa da variação média anual foi de 6,8%.

Embora a variação do número de fogos licenciados nem sempre coincida com o número de edifícios de habitação licenciada, dependendo da tipologia dos edifícios sujeitos a licenciamento, "desta vez apresentaram comportamentos semelhantes", sublinha a associação.

Assim, o número total de fogos licenciados em construções novas para habitação familiar no primeiro trimestre de 2021 aumentou face ao trimestre anterior 3,3%. Da mesma forma, a taxa de variação homóloga neste trimestre foi e 6,8% e a taxa da variação média anual atingiu os 5,1%. O número de fogos licenciados em edifícios novos para habitação no último ano terminado em março de 2021 rondou os 25.490.

Quando analisados mais uma vez os valores em termos de regiões, vê-se que a maior parte dos fogos licenciados estão localizados no Norte. Ao nível trimestral, verifica-se diminuições nas regiões do Norte, Área Metropolitana de Lisboa e Alentejo, enquanto as restantes regiões aumentaram e com destaque para a região do Algarve que teve um aumento de 52%. Já em termos homólogos, com exceção do Área Metropolitana de Lisboa e Região Autónoma Madeira, as variações registadas foram positivas.

Contrariando a tendência observada ao longo de todo o ano de 2020, o número de licenças de obras de reabilitação registou um aumento de 8,4% face ao trimestre anterior. Em termos homólogos, o aumento foi da ordem dos 1,5%.

Leia Também: Licenças habitacionais emitidas pelas autarquias sobem 20,6%

Campo obrigatório