Meteorologia

  • 24 NOVEMBER 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 22º
Lar Conselhos Tenha a casa sempre protegida e saib...

Tenha a casa sempre protegida e saiba como escolher um sistema de alarme

Para que a sua casa esteja realmente segura, é importante que a escolha do sistema de alarme seja adequada às características específicas da mesma e de quem lá vive. Conheça 'aqui' os passos a seguir para fazer a escolha certa.

Tenha a casa sempre protegida e saiba como escolher um sistema de alarme
Notícias ao Minuto

10:44 - 30/06/21 por Notícias ao Minuto Enviar email

Casa Sistema de alarme

Atualmente, existem muitas opções de segurança para casa, sendo que há cada vez mais famílias a aderir a um sistema para minimizar as possibilidades de serem vítimas de um assalto à sua residência, segundo o Ekonomista. Contudo, para que a sua casa esteja realmente segura, é importante que a escolha do sistema de alarme seja adequada às características específicas da mesma e de quem lá vive. Ora veja.

Para o Ekonomista, é importante que comece por fazer uma pesquisa preliminar a todas as suas necessidades de segurança e de acordo com o orçamento disponível para esta questão.

Características da casa

Analise as características da casa para saber quantas janelas e portas tem, bem como a sua localização e quais necessitam de ser protegidas contra possíveis assaltos.

Que funcionalidades são importantes?

Com base nas características da habitação, defina as funcionalidades que considera indispensáveis no alarme de sua casa, como, por exemplo, sensores de movimento, sensores de temperatura ou detetores de zona.

Determine os locais de instalação

Perto da porta da entrada é geralmente uma localização conveniente para um teclado e painel de controlo, até porque este serve para ligar e desligar o alarme.

Sistema wireless ou com fios

Determine a que distância estão as janelas e portas do painel de controlo, pois é assim que vai saber se precisa de um sistema de alarme wireless ou se é suficiente um sistema de alarme com fio (cabos).

Considere o estilo de vida dos residentes

Aspetos como as horas que a casa fica desabitada, a sua localização, se tem animais, entre outros, são importantes na escolha de um sistema de alarme.

Elementos essenciais que compõem o alarme da sua casa, de acordo com o Ekonomista 

"Se um sistema de alarme vai passar a fazer parte da sua vida, então, deve saber tudo o que o mesmo implica", sustenta a plataforma.

  • Central de controlo: Entidade responsável pela receção dos sinais enviados pelos detetores, bem como pela ativação do alarme;
  • Teclado: Serve para ativar e desativar o alarme;
  • Detetor de movimentos: Sistema que indica à central de controlo que existem movimentos em determinada zona da habitação;
  • Sirenes: Recebem os sinais de alerta da central de controlo e emitem sinais sonoros que alertam para a presença de algum movimento estranho.
  • Botão de pânico: Se está em sua casa e ouve algum barulho suspeito e fica com receio acerca da sua segurança, pode considerar a instalação de um botão de pânico. 

Agora que sabe tudo o que deve antes de escolher um sistema de alarme, peça orçamentos e veja as melhores propostas, sugere o Ekonomista.

Leia Também: Mais de 4 milhões de portugueses têm seguro Multirriscos Habitação

Campo obrigatório