Escassez de materiais agrava-se no setor da construção na Alemanha
As empresas de construção alemãs enfrentaram cada vez mais dificuldades em junho devido à escassez de materiais e ao aumento dos preços dos mesmos, de acordo com um estudo do instituto alemão ifo.
© Shutterstock
Casa Alemanha
Num comunicado, o ifo afirma que 95,2% dos inquiridos para a elaboração do referido estudo queixaram-se de que os preços de compra tinham aumentado nos três meses anteriores.
"Há todo o tipo de problemas, e agravaram-se novamente em comparação com o mês anterior", diz Felix Leiss, perito em inquéritos do instituto ifo, citado no comunicado.
Na construção de edifícios, 50,4% das empresas também reportaram perturbações devido a atrasos nas entregas, em junho, contra 43,9% em maio e 23,9% em abril.
Na engenharia civil, 40,5% dos inquiridos reportaram problemas de aquisições em junho, "um aumento notável" em relação ao mês anterior, quando o número foi de 33,5%.
"O fornecimento de madeira serrada continua a ser uma questão importante para a construção na Alemanha. Mas os materiais de construção à base de petróleo também estão em falta. Em muitos locais, há escassez de materiais de isolamento sintético, tubos de drenagem, e outras peças plásticas. Para além disso, há problemas de entrega e aumentos de preços do aço", diz Leiss.
Leia Também: Sonae Capital está a investir num terreno em Gaia para uso residencial