Já são conhecidos os melhores projetos nacionais de reabilitação urbana
As cidades de Lisboa, Porto, Braga, Guimarães e São Pedro do Sul são as grandes vencedoras do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2021. Esta edição reuniu 87 projetos a concurso oriundos de 23 concelhos de Portugal, distinguindo intervenções em 10 categorias.
© Prémio Nacional de Reabilitação Urbana
Casa reabilitação urbana
E os vencedores da edição 2021 do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana são Lisboa, Porto, Braga, Guimarães e São Pedro do Sul. De acordo com o comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, este ano teve um total de 87 candidaturas validadas, um número recorde ao longo das suas nove edições. Os projetos a concurso foram oriundos de 23 concelhos.
Segundo a mesma nota, Lisboa continua a liderar a premiação e acolheu os melhores projetos nas áreas residencial, de restauro, reabilitação estrutural e sustentabilidade. Por seu turno, o Porto recebeu o melhor projeto de reabilitação para o turismo, Guimarães distingue-se na reabilitação de comércio & serviços, São Pedro do Sul acolhe a melhor reabilitação na área de impacto social e Braga o melhor projeto de reabilitação com menos de 1.000 m2. A estas categorias acrescem ainda as distinções para o melhor projeto no contexto da cidade de Lisboa e o melhor no contexto do Porto.
A concurso estiveram dez categorias: Cidade de Lisboa; Cidade do Porto; Impacto Social; Residencial; Turismo; Comércio & Serviços; Reabilitação Estrutural; Restauro; Intervenção inferior a 1.000 m2; Sustentabilidade, lê-se no documento.
Coorganizado pela Vida Imobiliária e pela Promevi, o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana é uma das mais relevantes iniciativas no setor imobiliário português e reconhece os melhores projetos de reabilitação e requalificação urbana desenvolvidos em Portugal.
Sublinhe-se que no país, já foram distinguidos mais de 70 projetos desde a sua criação, em 2013. A concurso, estiveram já mais de 500 projetos, com o número de candidaturas a crescer, em média, 15% a cada nova edição, faz ainda notar o mesmo comunicado.
VENCEDORES 2021
- PRÉMIO NACIONAL DE REABILITAÇÃO URBANA 2021 – RESIDENCIAL - 266 Liberdade (Lisboa);
- PRÉMIO NACIONAL DE REABILITAÇÃO URBANA 2021 - COMERCIAL & SERVIÇOS - Universidade das Nações Unidas (Guimarães);
- PRÉMIO NACIONAL DE REABILITAÇÃO URBANA 2021 – TURÍSTICO - Torel Palace Porto (Porto);
- PRÉMIO NACIONAL DE REABILITAÇÃO URBANA 2021 - IMPACTO SOCIAL - Termas Romanas de São Pedro do Sul (São Pedro do Sul);
- PRÉMIO NACIONAL DE REABILITAÇÃO URBANA 2021 – CIDADE DE LISBOA - 266 Liberdade (Lisboa);
- PRÉMIO NACIONAL DE REABILITAÇÃO URBANA 2021 – CIDADE DO PORTO - Boavista Office Center (Porto);
- PRÉMIO NACIONAL DE REABILITAÇÃO URBANA 2021 – INTERVENÇÃO INFERIOR A 1000 M2 - Casa na Praça Mouzinho de Albuquerque (Braga);
- PRÉMIO NACIONAL DE REABILITAÇÃO URBANA 2021 – INTERVENÇÃO DE RESTAURO - Casa dos 24 - Igreja de São José dos Carpinteiros (Lisboa);
- PRÉMIO NACIONAL DE REABILITAÇÃO URBANA 2021 - REABILITAÇÃO ESTRUTURAL - Castilho 203 (Lisboa);
- PRÉMIO NACIONAL DE REABILITAÇÃO URBANA 2021 - SUSTENTABILIDADE - Liberdade 12 (Lisboa).
Leia Também: Arquitetos portugueses vencem prémio internacional de arquitetura