Preços das casa em Lisboa caem, mas no Porto não param de subir
Segundo dados publicados pelo INE, o preço das casas na cidade Invicta subiu 19,2% no 1.º trimestre de 2021, face a período homólogo. Já na capital portuguesa caiu 1,1% no arranque do ano, face aos primeiros três meses do ano passado.
© iStock
Casa preços das casas
O preço das casas no Porto não para de subir. Durante esta semana o Instituto Nacional de Estatística divulgou os preços das casas no país, por referência ao 1.º trimestre de 2021. E o que se pode concluir, de acordo com os dados, foi que o valor das habitações na cidade Invicta continua em alta, ao contrário da capital portuguesa.
Segundo dados publicados pelo INE, o preço das casas na cidade Invicta subiu 19,2% no arranque do ano, face a período homólogo. Por seu lado, o valor das habitações em Lisboa caiu 2,4% no início do ano, face ao trimestre anterior. Em termos homólogos, a queda dos preços foi mais ligeira de 1,1%.
Segundo o instituto de estatística, no final de março, os preços medianos de venda no Porto atingiram os 2.233 euros por m2, sendo este o valor mais elevado de sempre. E ao contrário do que aconteceu na capital portuguesa, a Invicta mantém a tendência de crescimento. Em cadeia (face ao mês anterior do mesmo ano), os preços subiram 4,25%.
Nos valores em cadeia, a freguesia da Campanhã foi a que mais valorizou, com um crescimento nos preços de 20%, mostram os mesmos dados.
De acordo com o INE, o primeiro trimestre de 2021 fechou nesta freguesia com um preço de 1.667 euros por m2. Somente a União das freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde (1,1%) e a União das freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos (3,6%) é que registou uma queda nos preços.
Ainda assim, em termos homólogos, todas as freguesias do Porto observaram uma subida nos preços medianos de venda de alojamentos familiares, revela o Instituo Nacional de Estatística.
Segundo os mesmos dados, Bonfim registou a menor subida com apenas 3,8%. Já Campanhã, Ramalde e Paranhos registaram um aumento de preço acima dos 20%. Campanhã, aliás, chegou quase aos 40% de subida de preços.
Leia Também: Lisboa foi o único município onde o preço das casas caiu no inicio do ano