Espanha. Capital emprestado para a compra de uma casa subiu 5,8% em maio
O valor médio das hipotecas constituídas nas casas fixou-se nos 133.611 euros. Já o número de hipotecas constituídas foi de 35.225, o que representa um aumento de 10,4% em relação ao mês anterior, segundo dados hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística espanhol (INE).
© Getty Images
Casa Espanha
Em maio, o capital emprestado para a compra de uma casa em Espanha aumentou 5,8% em relação ao mês anterior. Segundo dados divulgados esta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística espanhol (INE), a que o jornal Ejeprime teve acesso, o valor médio das hipotecas constituídas nas casas foi de 133.611 euros. Por sua vez, o capital emprestado chegou a 4.706 milhões de euros.
De acordo com o instituto de estatística de Espanha, o número de hipotecas constituídas em maio foi de 35.225, o que representa um aumento de 10,4% em relação ao mês anterior.
A recuperação mensal volta a registar uma taxa positiva após a queda de 13,5% observada em abril, em relação a março, que interrompeu o aumento do número de hipotecas constituídas desde o início do ano. Face a maio do ano passado, as hipotecas anotaram um crescimento de 37,4%, mostram os dados hoje divulgados.
De acordo com o INE, ainda no mesmo mês em análise, perto de 40% das hipotecas em domicílios foram constituídas a uma taxa fixa, enquanto 60,1% foram assinadas a taxas variáveis.
Por sua vez, a taxa média de juros foi igual a 2,1% para hipotecas de taxa variável e de 2,8% para hipotecas de taxa fixa. Em maio, os juros habitacionais eram de 2,3% com prazo médio de 25 anos, segundo os mesmos dados.
Faz ainda notar o instituto de estatística espanhol que as comunidades com o maior número de empréstimos para a compra de uma casa foram Andaluzia (6.746), Catalunha (6.177) e Comunidade de Madrid (5.625).
Leia Também: Portugueses reembolsam 4,2 mil milhões em crédito da casa antes do prazo