Quais foram os municípios que arrecadaram mais IMI?
De acordo com os dados disponibilizados pela PORDATA, que reportam a 2019, o primeiro lugar dos municípios que arrecadam mais IMI é ocupado por Castro Marim. A autarquia recebeu 488,50 euros de imposto per capita. No último lugar da tabela está Vila Pouca de Aguiar a receber cerca de 30,9 euros de imposto.
© Alerta emprego
Casa IMI
Ao olhar para as estatísticas da PORDATA, que reportam a 2019, torna-se evidente que os municípios que arrecadam mais Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) concentram-se nas regiões mais a sul do país, pois quanto mais próximo do sul, maior é o imposto cobrado pelos municípios. À exceção do Alentejo que o IMI fica a níveis idênticos ao da Zona Norte.
De acordo com os dados disponibilizados pela base de estatística, o primeiro lugar dos municípios que arrecadam mais IMI é ocupado por Castro Marim. Em 2019, a autarquia recebeu 488,50 euros de imposto per capita. Em segundo lugar do ranking segue-se o município de Albufeira (453,10 euros) e em terceiro o de Vila Real de Santo António (437,50 euros).
Do lado oposto da tabela, Vila Pouca de Aguiar está em último lugar dos municípios que arrecadam mais IMI, a receber cerca de 30,9 euros de imposto, informa a PORDATA. Seguem os municípios do Corvo e Ribeira de Pena como os que cobraram um imposto menor. Estas autarquias cobraram em 2019, respetivamente, 30,90 euros, 34 euros e 38,40 euros de IMI por habitante.
Segundo os mesmos dados, há dois anos, o IMI médio pago por cada pessoa era de 144,80 euros, mas, entre regiões, os valores são diferem. Em Portugal Continental, o Alentejo é a zona onde se paga menos para viver, cerca de 114,40 euros, seguido de perto pela zona Norte onde os valores se situam nos 118,40 euros.
Contudo, a zona mais barata de Portugal foi a Região Autónoma dos Açores, com uma média de 88,40 euros de IMI cobrado pelos municípios a cada habitante em 2019.
Ainda assim, de acordo com a PORDATA, a região do Algarve foi a campeã, com um registo médio de 327,70 euros anuais por habitante. A região metropolitana de Lisboa surge num segundo lugar afastado, com 172 euros per capita. O terceiro lugar é ocupado pela região centro, onde cada habitante pagou em média 135,10 euros por ano, de IMI.
Leia Também: Quase um quinto dos contribuintes pagou em maio a totalidade do IMI