Quais são os países da Europa que mais gastam em decoração de interiores?
Os maiores gastadores da Europa são maioritariamente os cidadãos do oeste do continente. Na Suíça, Noruega e Islândia gasta-se anualmente somas de quatro dígitos em decoração para as casas. Portugal gasta á volta dos 197 euros em média por habitante, todos os anos.
© Habitissimo
Casa Decoração
Os cidadãos das quatro partes do mundo gastaram mais na decoração de interiores, com a pandemia. À medida que os confinamentos obrigaram as pessoas a permanecer mais tempo em casa, mais se gastou a tentar torná-la mais bonita e confortável. De acordo com o mais recente estudo da Householdquotes, até a marca americana de móveis Wayfair viu o seu stock subir 754% durante os meses de confinamento obrigatório.
Ao analisar as estatísticas, divulgadas pela plataforma, concluiu-se que os suíços são os maiores gastadores do mundo, pagando cerca de 1.158,71 dólares (aproximadamente 974,93 euros) em média por habitante, em design de interiores, todos os anos.
Segundo a Householdquotes, a encabeçar a listas dos maiores gastadores da Europa estão maioritariamente os cidadãos do oeste do continente. Na Suíça, Noruega e Islândia gasta-se anualmente somas de quatro dígitos em decoração para as casas. Entretanto, em oito países do leste e centro (incluindo a Sérvia, Moldávia e Ucrânia) regista o dobro. Do lado contrário da tabela, é na Ucrânia que se investe menos na decoração da casa (19 euros).
© Householdquotes
Na Europa, o Reino Unido é o 13.º maior gastador, com a média britânica a desembolsar 453,98 dólares (321,71 euros) por ano para decorar a sua casa. Em destaque estão as melhorias nas salas de estar e de jantar, sendo aqui onde os britânicos mais despenderam do seu dinheiro. No entanto, os gastos variam em todo o Reino Unido, sendo que um estudo descobriu que os londrinos gastam dez vezes mais em decorar do que os escoceses. De realçar que o britânico médio gasta 453,98 dólares (321,71 euros) em interiores, o equivalente a 15,2% de um salário mensal no Reino Unido, faz ainda notar a Householdquotes.
Já Portugal gasta á volta dos 197 euros em decoração de interiores. O país lusitano está entre 13 países dentro da faixa de valores gastos em decoração compreendidos entre os 100 euros e 240 euros, aproximadamente. Destes, foi o terceiro país a gastar mais por habitante, em design de interiores, todos os anos. Em primeiro lugar, está o Chipre a registar um gasto mediano de cerca de 239,80 euros e em terceiro a Estónia com 212,03 euros.
Por referência a todo o mundo, a Índia é a que mais gasta em interiores em relação aos salários locais, 102,24% do salário médio mensal. Ainda segundo a plataforma, o Malawi é o que menos gasta na decoração de casa, tanto em termos absolutos, como em relação à média do cheque de pagamento.
Leia Também: Robbialac cria minissérie que acompanha as tendências de decoração atuais