Soluções para não ter ou voltar a ter o crédito à habitação recusado
Liquidar as dívidas, sair da lista negra do Banco de Portugal e ter uma situação de emprego estável são algumas das soluções para que o banco não lhe negue nem lhe volte a negar o empréstimo para adquirir uma casa. Fique a par.
© Homelusa
Casa Crédito à habitação
Quando chega a altura de comprar casa, a maioria das famílias recorre a um crédito habitação. Como sabe, este investimento é elevado e, por isso, os bancos normalmente só financiam após verificar algumas garantias. O problema é que muitas famílias não estão a par das condições necessárias para contratar um crédito, e acabam por ver o seu pedido de crédito habitação recusado, segundo revela o Doutor Finanças.
Nesse sentido, fique a par de algumas soluções para que isso não aconteça ou não volte a acontecer.
Liquide as dívidas e saia da lista negra do Banco de Portugal
Caso pretenda comprar casa através de um crédito habitação vai precisar de baixar a sua taxa de esforço e deixar de estar em incumprimento, começa por explicar a plataforma especialista em finanças pessoais.
E se estas duas situações se aplicam a si, então a sua prioridade deve recair sobre retirar o nome da lista de negra do Banco de Portugal. Mas caso não tenha os meios financeiros para regularizar a situação, então é fundamental que tente renegociar a dívida junto da entidade financeira credora.
Tente consolidar os seus créditos
Saiba que caso tenha contratados vários créditos e uma taxa de esforço muito elevada, não lhe será permitida a aprovação de um crédito habitação. Por isso, talvez seja uma boa opção obter um crédito consolidado, faz notar o Doutor Finanças.
Para a maioria das pessoas, a consolidação de todos os créditos é uma solução eficaz para reduzir os encargos com empréstimos. No entanto, note que é preciso que tenha alguma atenção às condições acordadas e ao prazo de pagamento estipulado.
Evite pedir novos créditos
O cenário é muito simples: Se já viu o seu pedido de crédito habitação ser-lhe negado uma vez, então é melhor que nos próximos tempos evite pedir novos créditos, afirma a plataforma.
Isto porque sempre que utiliza o seu cartão de crédito, e opta por não liquidar o valor a 100% dentro do prazo estipulado, vai estar a contrair mais um crédito e a pagar juros sobre o valor que utilizou.
Saliente-se que este tipo de comportamento pode trazer riscos acrescidos de endividamento e ao mesmo tempo negar-lhe a possibilidade de conseguir um crédito habitação no futuro.
Reveja as suas prioridades
A verdade é que a aquisição de uma casa implica uma preparação financeira, mas também é necessário dar garantias às entidades financeiras para financiarem determinado valor, visto que antes de os bancos emprestaram verificam algumas garantias, tal como já explicado.
Então é importante analisarmos o porquê do nosso pedido de crédito ter sido recusado e focarmo-nos em melhorar o nosso perfil enquanto cliente, sustenta a plataforma.
Analise as suas condições
Por último, mas não menos importante, antes de pedir um novo crédito habitação, analise todas as suas condições. Use o simulador de taxa de esforço, ou os de crédito habitação e veja que prestações ficaria a pagar para diferentes montantes e prazos, sugere o Doutor Finanças.
Mais ainda, não se esqueça de ter em consideração a sua idade, situação profissional e o número de titulares do crédito habitação.
Leia Também: Conheça as principais razões para ter o crédito à habitação recusado