Verdade ou mito: Truques caseiros para desentupir canos
A Coca-cola resulta? A soda cáustica é eficaz? Há soluções caseiras que resultam, mas depois há os mitos. Conheças quais são as soluções infalíveis para desentupir os canos lá de casa.
© Ekonomista
Casa Desentupir
O lava-loiça entupiu e a água teima em não ir para baixo? Não desespere, há várias formas de desentupir um cano. Geralmente, as mais famosas e mais utilizadas são as soluções químicas, apesar de não serem ecológicas nem as mais económicas, tal como informa a DECO PROTESTE. Ainda assim, muitas famílias utilizam truques caseiros para agir rapidamente.
Contudo, o que sempre considerou ser uma solução infalível para desentupir os canos de casa, poderá não ser verdade. Saiba o que realmente resulta, de acordo com a defesa do consumidor.
Desentupidor de borracha
O desentupidor de borracha continua a ser a forma mais simples de desobstruir um cano. Funciona como um sistema de sucção e para obter resultados mais rápidos, certifique-se de que há água suficiente no ralo.
Bicarbonato de sódio, vinagre e sal
Recorda a DECO que o bicarbonato de sódio, o vinagre e o sal são outras formas viáveis e há muito tempo utilizadas como soluções caseiras para desentupir lava-loiças, chuveiros e banheiras. Além de serem biodegradáveis, quando misturados, provocam uma reação química que ajuda a desfazer cabelos, pelos ou restos de alimentos.
Detergente da loiça
O detergente da loiça é outra opção eficaz no desentupimento de cano, sobretudo no lavatório da cozinha, onde a gordura se acumula. Segundo a defesa do consumidor, basta que deite um quarto de uma chávena de detergente e depois água a ferver.
O fim dos mitos
A Coca-cola é infalível? Há soluções caseiras que resultam, mas depois há os mitos. Este é um deles, afirma a DECO PROTESTE.
Segundo a defesa do consumidor, a Coca-cola não tem qualquer eficácia sobre cabelos, fios de roupa, pelos humanos ou de animais, ou outros detritos. Note que esta bebida poderá dissipar um pouco as gorduras, como faz a água quente, mas nada mais. Por isso, poupe o dinheiro antes de despejar garrafas de refrigerante pela sanita, sustenta a DECO.
Outra crença enraizada é a de que a soda cáustica é a solução para todos os problemas. De realçar que entre os métodos caseiros, este é o mais eficaz. Mas está longe de ser o ideal.
Por exemplo, dissolve bem materiais orgânicos, mas, se estiverem combinados com outros sedimentos como o calcário, o resultado deixa a desejar, revela a DECO. Além disso, é tóxica quando dissolvida em água e muito reativa com ácidos, requerendo extremo cuidado quando manipulada.
Leia Também: Limpeza de verão? Estas são as 'checklists' que deve seguir