Produção na construção passa de um aumento de 8,1% para 7,7% em junho
O Índice de Produção na Construção cresceu 7,7% em junho. Ainda assim, este valor traduz um abrandamento de 0,4 pontos percentuais (p.p.) relativamente ao mês anterior, revelam dados hoje divulgados pelo INE.
© shutterstock
Casa Construção
A produção na construção subiu 7,7% em junho. De acordo com o INE, o Índice de Produção na Construção passou de um aumento de 8,1% para 7,7% em junho. Contudo, este valor traduz um abrandamento de 0,4 pontos percentuais (p.p.) relativamente ao mês anterior. "Este resultado é 0,8% inferior ao observado em junho de 2019", informa o instituto de estatística.
Segundo os dados hoje divulgados, esta evolução reflete em larga medida um efeito de base, uma vez que o mês homólogo foi afetado pela pandemia, tendo o índice diminuído 7,9%.
Por segmento, a construção de edifícios cresceu 4,5% (5,4% em maio) e a engenharia civil acelerou 0,3 p.p., para uma taxa de variação de 12,6%.
Já o emprego e as remunerações apresentaram variações homólogas de 2,5% e 8,5%, respetivamente, isto é, variações em cadeia de 3,0% e 12,9%, pela mesma ordem, refere o INE.
Por seu turno, face a maio, estes índices aumentaram 0,2% e 9,9%, respetivamente e, face ao período homólogo, junho de 2020, observou-se a subida de 0,7% e 14,3%, também pela mesma ordem.
Leia Também: Setor da construção finta a pandemia mas conseguirá sobreviver no futuro?