Eis os nove erros a evitar quando passa a roupa a ferro
O truque começa logo na lavagem. Depois, resta-lhe ficar a par do que não deve cometer de forma a que as suas roupas fiquem bem lisas e sem vincos. Ora veja.
© Shutterstock
Casa Passar a ferro
O truque para passar a ferro depressa e bem, começa na lavagem, revela o Ekonomista. Isto porque deverá estender a roupa assim que acabe de a lavar e colocá-la bem esticada na corda. Segundo a plataforma especialista em soluções para a casa, é igualmente importante passar a roupa, mal esta seque. Mas caso não seja possível, coloque as camisas em cabides ou nas costas de uma cadeira e a restante roupa, bem esticada à espera do ferro.
Não trate tudo por igual
Antes de começar a passar, separe as peças por tipo. Isto porque peças de algodão, de seda, de poliéster ou de cetim, não podem ser passadas toda à mesma temperatura. Assim, não precisará de ajustar a temperatura peça a peça e não danificará nenhuma roupa.
Cuidado com um ferro sujo
De realçar que é vital confirmar se o ferro está limpo e se a tampa do reservatório está bem fechada, antes de começar a passar. Certifique-se de que não tem resíduos de calcário no interior ou estampagens na base.
Passar toalhas de banho?
Este é um dos erros a passar a roupa que faz mais mal do que bem, faz notar o Ekonomista. Isto porque o calor do ferro resseca as fibras das toalhas e deixa-as ásperas. Para ter as toalhas fofas e macias, opte antes por colocá-las alguns minutos na máquina de secar.
E fechos e botões?
Os botões das suas camisas estão sempre a partir? Isto acontece porque está sempre a passá-los a ferro. Por isso, talvez seja boa ideia deixar de o fazer. De forma a não riscar o ferro nem estragar os botões, a zona dos botões deve ser passada do avesso, sublinha a plataforma.
Acabou de usar essa peça de roupa? Não a passe a ferro!
O que está a fazer é a entranhar ainda mais a sujidade e o mau cheiro, salienta o Ekonomista. Depois, quando for lavar a roupa, nem saem as manchas, nem o cheiro, sustenta.
Deve passar algumas peças do avesso
Há determinados materiais que se não os passar do avesso, vão ficar com a marca de lustro, como é o caso das roupas de cetim. Em algumas camisolas, que precisam de uma temperatura alta mas que podem ficar marcadas pelo calor ou que tenham estampagens, deve colocar um pano e passar o ferro por cima deste.
Siga uma ordem, especialmente quando se trata de camisas
Segundo o Ekonomista, em primeiro lugar, deverá começar pelo colarinho, depois os ombros, os punhos e as mangas. De seguida, escolha uma lateral e, sem levantar a camisa da tábua passe até ao outro lado. Antes de colocar o ferro, é importante certificar-se que a peça está bem lisa, para garantir que não fica com vincos.
Não passe a roupa numa base macia
A sua roupa só vai ficar bem passada se usar o ferro sobre uma superfície dura e lisa. Por isso, se passar a ferro em cima da cama, por exemplo, não vai conseguir bons resultados.
Comece por trás
No caso de t-shirts ou camisolas, deve sempre começar por trás, por exemplo. Saliente-se que deve também enfiar a camisola na tábua para passar, caso contrário, vai deixar a marca da gola nas peças, revela o Ekonomista.
Leia Também: Truques para ter melhores resultados a passar a ferro, sem queimar tempo