Construção: O que fazer quando um cliente diz-lhe que precisa de pensar
Enviou o orçamento a um cliente e este disse-lhe que precisa de mais tempo para pensar? Esta situação nem sempre significa que o cliente não está a pensar aceitar o orçamento que lhe enviou. Mas, caso a tomada de decisão esteja demorada, saiba que existem coisas que pode fazer. Ora veja.
© Getty Images
Casa Construção
Depois de vários dias de análise a todos os planos e gastos previstos, entregou finalmente o orçamento final ao seu cliente. Mas este diz-lhe que precisa de tempo para pensar, antes de aceitar a sua proposta. Um revés que acontece muitas vezes no setor da construção, mas que pode conseguir contorná-lo, de acordo com o Habitissimo. Note que quando o cliente está hesitante, nem sempre significa que não a pensar aceitar o orçamento que lhe enviou. Contudo, caso a tomada de decisão esteja demorada, fique a par de algumas dicas, reunidas pela plataforma especialista em construção, que poderão ajudá-lo.
Espere que o cliente entre em contacto
Se vir que a entrega do orçamento é ainda muito recente, espere que o cliente o contacte, pois não adianta estar constantemente 'em cima' dele para que se apresse.
Segundo o Habitissimo, a melhor forma de saber se o cliente vai-lhe ligar ou não, é estabelecer uma data até à qual este poderá comunicar-lhe a decisão. Quando essa data passar, então já pode tentar entrar em contacto.
Passou o prazo? Já pode contactar o cliente
Note que o cliente pode esquecer-se do prazo em que deveria comunicar a decisão. Por isso, é importante que procure contactar o cliente, percebendo na conversa se este está com algumas dúvidas em relação aos pontos apresentados no orçamento, ou se tem alguma questão quanto à empresa ou à construção em si.
Pergunte ao particular se lhe pode enviar outra proposta
Reveja o orçamento original que apresentou e procure formas de torná-lo mais atrativo. No entanto, não se esqueça que o valor a pagar no final deve ser justo também para si e para a reputação da sua empresa. Com isto a plataforma quer dizer para não cair na tentação de fazer o trabalho mais barato ou até com prejuízo, só para conseguir o cliente.
Mostre que está sempre disponível
Ter alguém que possa esclarecer as dúvidas e dar mais atenção ao projeto pode ser um fator diferenciador, quando alguém está indeciso entre aceitar um orçamento ou outro. Assim, deixe claro que está disponível para responder a dúvidas que o cliente possa ter, seja em relação ao orçamento, seja em relação ao projeto em si.
Não se esqueça de pedir feedback
Para que possa melhorar o seu serviço e conseguir ir de acordo às expectativas do cliente, peça feedback ao cliente. Esteja igualmente aberto às críticas construtivas e sugestões que este lhe apresenta e procure melhorar o seu serviço.
Leia Também: Maior área empresarial de Santiago do Cacém vai ter obras de 2,4 milhões