Ter ou não ter ar condicionado em casa? Eis a questão
Entre ventoinhas, aquecedores, desumidificadores, a verdade é que há vários aparelhos que podem ser substituídos por apenas um ar condicionado. Contudo, esta opção tem as suas vantagens, bem como desvantagens. Ora veja.
© iStock
Casa Ar condicionado
Ter ar condicionado em casa é cada vez mais comum, principalmente quando os dias de calor apertam e a vontade de trocar as ventoinhas por sistemas deste género aumenta. Contudo, trocar os desumidificadores, ventoinhas ou aquecedores por um único sistema de ar condicionado, tem as suas vantagens, bem como desvantagens. Com isso em mente, o Ekonomista reuniu os prós e contras deste aparelho, de forma a saber se vale a pena ter este aparelho em casa ou não. Tome nota.
Quais são as vantagens de ter ar condicionado em casa?
Conforto
Este é um dos principais fatores positivos deste sistema de ar. Isto porque um ar condicionado tem o poder de proporcionar ao utilizador uma conversação do espaço à temperatura desejada e adequada às suas necessidades, em qualquer altura do dia, ao longo de todo o ano.
Purificação do ar
Note que já há equipamentos de ar condicionado modernos e de alta tecnologia com o filtro HEPA. Este tipo de mecanismo permite filtrar o ar enquanto o purificam, note-se. Desta forma, é possível manter o ar limpo, sem ácaros ou agentes poluidores de forma constante, informa o Ekonomista. O resultado? Um ambiente mais saudável.
Sistema multifunções
Como se sabe um sistema de ar condicionado apresenta várias funcionalidades, entre as quais se destacam, como se havia de esperar, o regulador de temperatura, controlo de humidade e filtro de ar.
Apesar de estas dependerem do sistema escolhido, a posse de uma destas opções já é uma vantagem em si, sustenta a plataforma especialista em soluções para a casa.
Aumento da vida útil do espaço onde é colocado
De acordo com o Ekonomista, as construções das casas nos dias de hoje são otimizadas com vista a diminuírem perdas de temperatura, o que se consegue com um isolamento quase total das mesmas.
Contudo, este isolamento corta as folgas de respiração dos edifícios, reduzindo assim a capacidade de reduzir os níveis de humidade. Mais ainda, torna os espaços perigosos em caso de incêndio ou fugas de gás, pois a ventilação das construções já está comprometida.
E as desvantagens?
Custos
Embora os custos variem consoante o tipo de equipamento e utilização, o preço da energia em Portugal é dos mais elevados de toda a União Europeia, sublinha a plataforma
Assim, só com um uso responsável do ar condicionado é que poderá torná-lo numa boa opção. Caso contrário, será apenas uma compra que no fim do mês lhe aumentará a fatura energética.
Manutenção
A manutenção é algo inevitável em qualquer equipamento e os sistemas de ar condicionado não são exceção à regra. Há peças que se vão desgastando e a própria utilização determinará a vida útil do equipamento, sublinhe-se.
Aparelhos não limpos podem desencadear problemas de saúde
Sabia que estes aparelhos podem desencadear diversos problemas e contaminar o ambiente da sua casa, caso não sejam regularmente limpos?
Isto porque um filtro de ar sujo contém fungos, bactérias e pólenes que se podem infiltrar em casa podendo mesmo causar ataques de asma, irritações no olhos, garganta ou nariz. Por isso não arrisque e faça a manutenção do seu equipamento, alerta o Ekonomista.
Não é indicado para quem tenha problemas respiratórios
Se sofre de problemas respiratórios ou se vive com alguém que os tenha, não deverá instalar sistemas de ar condicionado em casa. Quem o aconselha são os especialistas. Isto porque a variação causada pela circulação artificial do ar pode ser extremamente prejudicial, refere a plataforma.
Leia Também: Vaga de calor: 93% dos pedidos dos clientes não são respondidos