Mosca da fruta: Saiba como dizer adeus a esta praga
Desde vinagre de cidra, a açúcar, leite e pimenta, são várias as soluções inseticidas caseiras que poderão ajudá-lo a manter a sua cozinha sempre limpa e livre desta praga.
© iStock
Casa Pragas
Para livrar a sua cozinha da mosca da fruta, há que ter sempre uma atitude preventiva, começa por revelar o Ekonomista. Uma das principais ações a tomar à priori é não deixar a sua fruta amadurecer ao ponto de atrair este inseto. Contudo, não deite logo fora a fruta e aproveite-a para utilizar nos batidos, por exemplo. Outra atitude preventiva é guardar a fruta no frigorífico.
Ainda assim, estas pequenas práticas poderão não ser suficientes, salienta a plataforma especialista em soluções para casa. Isto porque a mosca da fruta tem a capacidade de se esconder nos cantos mais recônditos da sua casa.
Com isso em mente, e de forma a manter a sua cozinha sempre limpa e livre desta praga, eis algumas soluções inseticidas caseiras e até pequenas armadilhas, enumeradas pelo Ekonomista, que lhe poderão ser úteis. Confira o que poderá fazer.
Vinagre de cidra
Um pouco de vinagre de cidra pode ser suficiente para se livrar da mosca da fruta, salienta a plataforma. Basta que coloque um pequena quantidade de vinagre de cidra num recipiente e depois cubra o topo com plástico e prenda um elástico. Depois, abra um pequeno orifício no plástico e deixe ao lado da fruta.
O resultado? O aroma do vinagre de cidra vai atrair a mosca da fruta, que, depois de entrar no recipiente, não tem saída possível.
Vinagre e detergente da loiça
Poderá ainda apostar na mistura de vinagre com detergente da loiça. Para isso, deverá colocar um pouco de vinagre e algumas gotas de detergente num recipiente e deixá-lo aberto junto à fruta.
Mais uma vez, o aroma do vinagre vai atrair o inseto, mas graças ao detergente, a mosca irá afogar-se na mistura.
Açúcar, leite e pimenta
Esta mistura é uma espécie de areia movediça para a mosca da fruta, dá conta o Ekonomista. Deverá misturar 1 litro de leite com cerca de 115 a 120 gramas de açúcar, mais 50 a 60 gramas de pimenta. Depois, leve ao lume por aproximadamente 15 minutos. De seguida, coloque num prato ou num recipiente com abertura larga e disponha perto da fruta.
As moscas serão igualmente atraídas pela mistura, acabando por se afogar. Para tornar este inseticida caseiro ainda mais forte, poderá juntar um pouco de detergente da loiça.
Vinagre e cone de papel
Esta é uma das armadilhas caseiras que poderá pôr em prática. Basta que coloque um pouco de vinagre num recipiente com alguma altura, juntamente com uma peça de fruta madura ou já a apodrecer. Depois, faça um cone de papel e coloque-o na abertura do recipiente. Verá que as moscas da fruta irão entrar, mas já não irão sair.
Outra armadilha caseira
Irá precisar de uma garrafa de plástico de 2 litros, água e sumo da fruta que tenha na cozinha a ficar madura.
Processo: Faça três furos com cerca de 2 centímetros, ao longo da garrafa. Depois, coloque uma parte de água para cada 3 partes de sumo da fruta. Em seguida, pendure as garrafas a uma altura mínima de 1,5 metros, junto à zona da fruta na cozinha ou no exterior, junto às árvores de fruto. Tome atenção que deverá trocar o conteúdo da garrafa a cada 7 dias.
Leia Também: Morcegos revelaram-se eficazes contra espécies de pragas no Vale do Tua