Maior estrutura de madeira do mundo será construída na Suécia
O projeto visa armazenar um ano de produção de madeira, garantindo a continuidade das indústrias de construção e manufatura suecas, independentemente do clima e do consumo. O objetivo é reduzir as emissões de carbono do país produzidas pela indústria florestal.
'Banco de Norrland'
- O objetivo é reduzir as emissões de carbono do país produzidas pela indústria florestal.
© Anders Berensson Architects
Casa Construção
A maior estrutura de madeira do mundo será construída na Suécia. Segundo a plataforma Archdaily, que avança com a notícia, o atelier sueco Anders Berensson Architects disponibilizou-se em construir a maior estrutura de madeira do mundo, conhecida como 'Banco de Norrland'. O objetivo é reduzir as emissões de carbono do país produzidas pela indústria florestal.
De acordo com a plataforma, este projeto visa armazenar um ano de produção de madeira, garantindo a continuidade das indústrias de construção e manufatura suecas, independentemente do clima e do consumo.
Este é um projeto que propõe uma nova arquitetura radical, que preserva os recursos naturais, escreve a plataforma, citando a empresa. Ao invés de queimar a madeira para produção de papel ou combustível, como é praticado atualmente, a estrutura ajudará a armazenar a madeira para uso futuro. Este tipo de processo evita assim a libertação de grandes quantidades de dióxido de carbono na atmosfera.
A estrutura irá se estender por um quilómetro cúbico e irá conter cerca de 900 milhões de toras, o que corresponde a perto de 330 milhões de metros cúbicos de madeira. Será construída com a sobreposição de toras, formando paredes que se cruzam para criar cubos estáveis. De forma a evitar o encolhimento da estrutura, as toras são secas e monitoradas de perto, sublinhe-se.
Note que a Suécia está em processo de redução do consumo de produtos derivados do petróleo, com o intuito de se tornar num país livre de fósseis e neutro para o clima. Para prosseguir com o plano, o país deverá encontrar soluções para a indústria florestal.
Leia Também: Imobiliária Fercopor com nove projetos de luxo até ao final de 2022