Mau cheiro na canalização? Há duas soluções caseiras que podem ajudar
Mau cheiro na canalização é um problema que pode acontecer em qualquer habitação e que não tem uma única origem, mas sim várias. Contudo, há soluções caseiras que podem ajudar. Ora veja.
© iStock
Casa Canalização
Se ultimamente tem sentido um mau cheiro na canalização lá de casa, o primeiro passo a tomar será perceber a sua origem e, depois, colmatar o problema o quanto antes, começa por salientar o Ekonomista. De acordo com a plataforma especialista em soluções para a casa, este é um problema que pode acontecer em qualquer habitação e que não tem uma única origem, mas sim várias.
Entre as várias problemáticas enumeradas pelo Ekonomista, a primeira que figura nos destaques são os entupimentos. Isto porque são um problema comum que não provoca apenas mau cheiro na canalização, mas também prejudica o próprio funcionamento da canalização.
Seguem-se a degradação da vedação de tubagem e dos sifões, águas paradas e utilização de determinados detergentes químicos. Contudo, não desespere pois há soluções caseiras que podem ajudar a eliminar os maus odores na canalização lá de casa.
Ainda assim, é importante realçar que para evitar ter de recorrer a um profissional para resolver o problema, nada melhor do que ter alguns cuidados no dia a dia, no sentido de efetuar um manuseamento e uma manutenção corretos.
Borras de café
Eis que surge mais uma forma de utilizar este produto. E não, não terá de gastá-lo todo. Bastam as borras para resolver o problema, afirma a plataforma.
Como usá-las? Despeje pelo ralo dos tubos, para ajudar a eliminar os maus cheiros.
Bicarbonato de sódio com vinagre
Sabia que esta mistura ajuda a eliminar os fungos, a gordura acumulada e outras substâncias que liberam maus odores na canalização? Mas, não pode usar como bem entender, alerta o Ekonomista.
Deverá misturar cerca de 100 gramas de bicarbonato de sódio, 200 ml de vinagre branco e 500 ml de água quente. Depois, despejar lentamente pelo ralo e já está. Saliente-se que deverá ainda tapar este local e não utilizá-lo durante, pelo menos, uma hora.
Leia Também: Procura por quartos no país segue em queda, revela plataforma