Poupar no gás? Saiba que cuidados deve ter quando usa o forno e o fogão
Saber como usar adequadamente estes dois eletrodomésticos lá de casa poderá valer-lhe uma "poupança significativa" no final de cada mês. Saiba como fazê-lo.
© iStock
Casa Gás
A verdade é que as despesas com gás, água e eletricidade podem consumir uma grande fatia do orçamento familiar, no fim de cada mês, começa por afirmar o Doutor Finanças. E em muitos casos, existe mesmo pouca margem de manobra para outras despesas da casa. Por isso, saber como poupar no gás poderá ser vital. Tal como na luz e no aquecimento, é possível poupar no gás e sem grandes sacrifícios, sustenta a plataforma especialista em finanças pessoais. Mas como? Saber como se usa (adequadamente) o forno e o fogão, por exemplo, poderá valer-lhe uma "poupança significativa" no final do mês. Ora veja.
Forno
O forno é um dos eletrodomésticos que mais consome gás. Contudo, não desespere pois é possível reduzir este consumo.
Os estudos estimam que sempre que abrimos a porta, há uma perda de 20% da energia. Por isso, tente evitar abrir a porta do forno enquanto está a trabalhar. Isto poderá valer-lhe uma poupança significativa no fim do mês.
Por outro lado, se o seu forno tiver capacidade suficiente, opte por colocar mais do que um alimento a cozinhar ao mesmo tempo, assim evita ter de usar o eletrodoméstico mais do que uma vez. Segundo o Doutor Finanças, o ideal será mesmo ter um forno com ventilação interna para distribuir de forma uniforme o calor.
Também pode aproveitar o calor residual para terminar a confeção dos seus alimentos. Ou seja, quando os alimentos estiverem quase cozinhados, desligue o gás e deixe o calor no seu interior terminar o processo de confeção.
Fogão
Aqui, conseguirá poupar gás de formas diferentes, revela a plataforma. Por exemplo, se cortar os alimentos em pedaços mais pequenos vai fazer com que se cozinhem mais depressa. Também se centrar as panelas e os tachos nos bicos do tamanho aproximado, vai ajudar a evitar desperdício de energia.
Mais ainda, tape os tachos para conservar o máximo de calor, sempre que possível. Dessa forma, poderá reduzir a necessidade de usar mais gás. Contudo, note que este passo depende sempre do que está a cozinhar.
Para ferver água ou cozer alimentos, evite usar mais água do que necessita. Isto porque quanto mais água tiver no tacho mais tempo vai demorar a ferver. Visto que os tachos e frigideiras não ficam frios assim que desliga o bico, utilize aqui também o calor residual para terminar a confeção. Também é importante que evite começar a cozinhar sem preparar os alimentos antes de os levar ao lume, finaliza o Doutor Finanças.
Leia Também: Zona euro: Ministros vão debater escalada de preços da energia