Meteorologia

  • 24 NOVEMBER 2024
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 22º
Imobiliário Construção Brasil. Novo projeto ensina mulheres...

Brasil. Novo projeto ensina mulheres a "construir e a melhorar casas"

O projeto 'Casa Empodera', desenvolvido pelo Instituto Empodera, em conjunto com a organização Casa Terra, surgiu com a necessidade da construção de uma casa de artes para as indígenas da Aldeia Guyra Pepó, situada em Tapiraí, interior de São Paulo.

Projeto 'Casa Empodera' -

"Capacitar as mulheres na construção civil, ensiná-las a construir e a melhorar suas casas e promover o seu bem morar é muito importante e poderoso, pois oferece segurança, dignidade e autoestima", revela Raquel Barros, do Instituto Empodera.

Notícias ao Minuto

11:56 - 07/10/21 por Notícias ao Minuto Enviar email

Casa Brasil

O Instituto Empodera, entidade da sociedade civil que busca a integração social de mulheres, acaba de se juntar à organização Casa Terra, que visa disseminar o conhecimento ambiental na área de construção civil, para desenvolver o projeto 'Casa Empodera', com apoio da organização Flex Foundation. A notícia é avançada pela plataforma brasileira Archdaily.

"Capacitar as mulheres na construção civil, ensiná-las a construir e a melhorar suas casas e promover o seu bem morar é muito importante e poderoso, pois oferece segurança, dignidade e autoestima", revela Raquel Barros, do Instituto Empodera.

De acordo com a responsável, o projeto 'Casa Empodera' surgiu com a necessidade da construção de uma casa de artes para as indígenas da Aldeia Guyra Pepó, situada em Tapiraí, no interior de São Paulo.

“Pensamos que ao invés de contratar alguém para fazer a habitação, poderíamos desenvolver um curso para que mulheres pudessem aprender o processo de bioconstrução. Isto proporcionará não só a construção da casa de artes da aldeia, mas também se tornará numa poderosa ferramenta no âmbito da habitação para essas mulheres”, acrescenta Raquel Barros.

O projeto 'Casa Empodera' terá quatro etapas, segundo informa a plataforma. A primeira etapa foi realizada entre os dias 18 a 26 de setembro, na qual as mulheres foram certificadas em bioconstrução pelos profissionais do projeto. Foram certificadas 40 mulheres que fazem parte do Conexão Musas, outro projeto do instituto que acolhe e capacita mulheres que se encontravam em situações de vulnerabilidade.

Já a segunda etapa vai acontecer a partir do dia 9 de outubro, com a construção da casa de artes das mulheres indígenas. A terceira será em novembro, na cidade de Votorantim, onde acontecerá o curso e a construção de casas para as moradoras locais.

“Em 2022, vamos dar continuidade ao 'Casa Empodera'. Serão construídas casas para mulheres do 'Conexão Musas', na cidade de Araçoiaba da Serra, em São Paulo. Acreditamos nessa conexão entre talentos, habilidades e oportunidades oferecidas por diferentes setores”, dá ainda conta a responsável. 

Leia Também: Custos de construção de casa nova subiram 6,8% em agosto

Campo obrigatório