Meteorologia

  • 24 NOVEMBER 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 22º
Finanças IMI Bloco defende que parte do IMI dever...

Bloco defende que parte do IMI deveria ir para requalificação do Bolhão

O dirigente do BE José Soeiro defendeu hoje que uma parte dos "40 milhões de euros" que a Câmara do Porto recolhe anualmente em Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) deveria ser aplicada na requalificação do Mercado do Bolhão.

Bloco defende que parte do IMI deveria ir para requalificação do Bolhão
Notícias ao Minuto

16:18 - 08/03/14 por Lusa

Casa José Soeiro

"São os 100 anos do Bolhão, estamos aqui para dizer que não nos esquecemos, nem desistimos desta luta que temos feito com os vendedores e com a cidade", disse José Soeiro que hoje visitou o mercado acompanhado pela candidata do BE ao Parlamento Europeu, Marisa Matias.

No entender de José Soeiro, a Câmara do Porto tem recursos que deviam ser canalizados para a requalificação do mercado.

"Nós insistimos nesta ideia de que se a câmara recolhe 40 milhões de euros por ano em IMI e que uma parte desse dinheiro deveria ser utilizada para a requalificação do Bolhão e o que está previsto são zero cêntimos", frisou.

"Não faltam projetos de arquitetura para esta obra. É uma questão de prioridade política e essa, apesar do que foi dito na última campanha, não existiu neste orçamento e, portanto, mantém-se este impasse em relação ao mercado", disse José Soeiro, que foi candidato pelo BE à presidência da autarquia portuense.

O Mercado, que este ano assinala o centenário, foi em 2013 classificado como Monumento de Interesse Público, e está desde 2005 suportado por andaimes devido à degradação e risco de ruína em algumas zonas.

Depois de dois projetos e dois modelos de financiamento para a recuperação do edifício, no fim de 2011 o anterior presidente da Câmara do Porto, Rui Rio, anunciou não poder avançar com uma intervenção orçada em 20 milhões de euros, sem uma comparticipação substancial de fundos comunitários.

O atual presidente da autarquia portuense revelou recentemente ter "o conceito" de reabilitação do Mercado do Bolhão já "perfeitamente definido", mas alertou ser "prudente" esperar por abril para saber se o projeto pode ser financiado por fundos comunitários.

Na ocasião, Moreira frisou que o mercado é, a par do Pavilhão Rosa Mota e da oferta cultural da cidade, importante para a consolidação do Porto como destino turístico, e anunciou que "o conceito" da sua reabilitação "está perfeitamente definido".

De acordo com o autarca, os montantes do investimento estão "mais ou menos quantificados", mas há "uma dúvida que ainda não está esclarecida": a definição do próximo Quadro Comunitário de Apoio (QCA) e com as verbas "que serão reservadas, ou não, à reabilitação urbana".

Campo obrigatório