Tendências de decoração? Há sete que vieram para ficar
Acabamentos naturais, tons neutros e divisórias criativas são três das tendências de decoração das casas que irão se manter por mais algum tempo, segundo a revista Urbana.
© Banak Importa
Casa Decoração
Seja na cozinha ou na sala de estar e no quarto, todos os anos surgem novas tendências de decoração. Contudo, note-se, nem sempre são novas modas pois estas tendem a ser cíclicas, isto é, vão e vêm. De acordo com a revista Urbana, há sete tendências de decoração da casa que vieram para ficar. A verdade é que por muito que os designers tenham de se manter atualizados com os últimos estilos de decoração, muitas vezes não querem dizer 'adeus' a algumas tendências. Ora veja.
Acabamentos naturais
Além do mobiliário curvilíneo, a revista verificou a preponderância dos materiais naturais em todo o tipo de elementos, do mobiliário à própria arquitetura. Isto porque são acolhedores e convidativos, sustenta a Urbana.
Seja nas paredes ou em pavimentos, a madeira tem conhecido multifuncionalidades poucos exploradas até então. Outros acabamentos como a pedra, a palhinha ou os têxteis compõem o leque de preferências.
Tons neutros
A verdade é que há espaço para todo o tipo de cores, contudo, os neutros têm vindo a ganhar terreno, sobretudo nesta época em que todos procuram um ambiente mais sereno. Como exemplo, a revista alguns projetos publicados, onde os tons suaves e menos contrastantes têm sido um denominador comum.
Acrescenta ainda que a consultora e especialista em cores da Dulux Valentine, Catherine Filoche e o Pauline Glaizal, gerente da Made in Design, haviam revelado as cores tendência para 2022, e os tons neutros são 'cabeça de cartaz'.
'Open sapces' e divisórias criativas
Acompanhando o conceito do ‘open space’, a necessidade de divisórias criativas e diferenciadoras, têm também vindo a crescer, salienta a revista. Os espaços integrados têm sido uma forte tendência, mas trazem a necessidade de criar recantos com maior privacidade levando os designers a criar soluções originais para responder a esta nova exigência.
Arte e peças de autores
De acordo com a revista, profissionais e moradores das quatro partes do mundo têm vindo a preocupar-se com a qualidade das suas escolhas. Mantendo o lema de ‘Less is more’, o importante é selecionar peças onde a originalidade e criatividade são valorizadas, na composição dos ambientes.
Boa iluminação
Por fim, outra tendência que veio para ficar é a iluminação. Numa espécie de constatação daquilo que já se sabe ser determinante em qualquer projeto, a iluminação surge como um bom resultado final em qualquer projeto de interiores. E as opções são vastas, das luminárias suspensas, às de mesa ou de chão, sublinha a revista.
Leia Também: Decoração de Halloween: Torne a sua casa a mais assustadora de sempre