Construção. Saxun aposta na tecnologia e lança mais de 150 arquivos BIM
A marca da empresa de sistemas de proteção térmica e solar lançou mais de 150 arquivos em modelo BIM (Building Information Modeling) para aumentar a eficiência de gestão dos projetos de edificação, simplificar a cooperação de todos os profissionais e minimizar os custos de construção.
© Saxun
Casa Edifícios
A Saxun, a marca da empresa de sistemas de proteção térmica e solar, Giménez Ganga, aposta na tecnologia e lançou mais de 150 arquivos em modelo BIM (Building Information Modeling), softwares que permitem aos seus utilizadores acederem e acrescentarem informações relevantes sobre todo o processo de construção. Segundo comunicado enviado às redações, esta aposta serve para aumentar a eficiência de gestão dos projetos de edificação, simplificar a cooperação de todos os profissionais e minimizar os custos de construção.
De realçar que este é um processo de modelagem de informações para a edificação e gestão dos dados de construção, que acompanha todas as áreas de envolvimento de um projeto, durante todas as fases do processo construtivo, lê-se no documento.
Segundo a mesma nota, estes arquivos de informação técnica para integração na metodologia de trabalho BIM que já estão a ser implantados nos mais destacados gabinetes de arquitetura.
“Sabemos que os principais arquitetos a nível ibérico já estão a internalizar a metodologia BIM no desenvolvimento dos seus projetos e, enquanto marca de referência no sector, temos obrigação de impulsionar a inovação tecnológica nesta forma de trabalhar e contribuir com todo o nosso conhecimento especializado para criar sinergias que possam melhorar o seu trabalho, no dia-a-dia”, revela José Lopez, Diretor do Gabinete Técnico da Saxun.
A nível global, são cada vez mais os profissionais que adotam este sistema, para proporcionar diferenciação, aumentar o valor acrescentado, tanto na obra como na produção, e gerar uma melhoria substancial na experiência do utilizador, permitindo assim a sua participação ativa em todo o processo construtivo, faz ainda notar o mesmo documento.
Por isso, o sistema BIM representa um salto qualitativo no setor e aumenta a eficiência dos projetos dos profissionais que incorporam esta tecnologia no seu modelo de trabalho. Este sistema cria uma nova dimensão da digitalização no setor da construção e reabilitação de edifícios, que permite poupar custos através de uma melhor gestão de processos e evita as derrapagens orçamentais no decorrer da construção.
Leia Também: Desconstrução do prédio Coutinho "bom exemplo" de descarbonização