Medidas de segurança. Como evitar acidentes de trabalho na construção?
Entre os acidentes de trabalho no setor da construção, as quedas em alturas, os esmagamentos e os soterramentos são os mais comuns. Contudo, se as medidas de segurança no trabalho em vigor fossem respeitadas, estes acidentes poderiam ser evitáveis, revela o Habitissimo.
© Reuters
Casa Construção
A verdade é que todos corremos riscos, seja a trabalhar ou não. Contudo, a construção é um setor onde o número de riscos é bem maior, assim como as consequências, afirma a plataforma Habitissimo. Entre os acidentes de trabalho na construção, as quedas em alturas, os esmagamentos e os soterramentos são os mais comuns. Ou seja, tudo situações que poderiam ser evitadas, salienta a plataforma especialista no setor.
Isto porque, nas palavras do Habitissimo, se as medidas de segurança no trabalho em vigor fossem respeitadas, isto não aconteceria. Mas, para isso, tanto a empresa como o trabalhador deverão respeitá-las.
Boas práticas e medidas de segurança no trabalho
Para começar, compete à entidade empregadora definir os riscos e cuidados a ter. Nesse sentido, deverá criar um plano de segurança, tendo em conta os riscos identificados e as atividades realizadas, mas também os equipamentos e produtos mais usados.
Também é da responsabilidade da entidade empregadora ter em conta os riscos de forma a saber como eliminá-los e/ou reduzir a sua exposição. Para isso, deverá criar instruções estipuladas para o trabalho e funções em causa, revela a plataforma.
Uma vez criado, a empresa deverá comunicar o plano aos funcionários. Por isso, enquanto empregador, tem de se assegurar da sua qualidade e eficiência, mas também que o mesmo é devidamente usado, dá conta o Habitissimo.
Tratar do terreno e assegurar que as medidas de segurança são cumpridas é também um trabalho que tem de ser feito. Aliás, este trabalho de inspeção deverá ser feito de forma constante.
Responsabilidade dos trabalhadores
Por outro lado, compete aos trabalhadores seguir as diretrizes da empresa, assegurando que cumprem as medidas comunicadas. Paralelamente, a empresa deverá também assegurar que estes possuem a qualificação necessária para realizar os trabalhos e a maquinaria, e que são responsáveis pela sua conservação e manutenção.
É ainda vital criar um ambiente de comunicação fluida. Ou seja, fazer com que os trabalhadores se sintam confortáveis em fazer qualquer queixa ou a apontar possíveis perigos ou riscos de acidente.
Mais ainda…
Igualmente para a segurança e bem-estar dos funcionários, é necessário ter outros cuidados. Entre eles, destacam-se a disponibilização de proteção contra o sol (chapéus, creme solar, entre outros) e de água para evitar problemas de hidratação, bem como um kit de primeiros socorros completo, a realização de 'check ups' médicos e formação contínua e especializada, exemplifica o Habitissimo.
Leia Também: Construção. Saxun aposta na tecnologia e lança mais de 150 arquivos BIM