Cozinha. Deite fora estas sete coisas até ao final do ano, revela chef
Comida que não vai (ou não pode) usar, aparelhos partidos e panelas danificadas são três dos exemplos de coisas que deve deitar fora antes deste ano chegar ao fim, de acordo com as sugestões da chef Carla Contreras.
© Shutterstock
Casa Cozinha
A verdade é que o novo ano é um ótimo momento para formar novos hábitos e rotinas em casa, começa por salientar o Apartment Therapy. Talvez planeie um plano de refeição todas as semanas em 2022, ou resolva tirar o pó da batedeira e limpar a sujidade por baixo do frigorífico. Não importa o que decida para a vida da sua cozinha no próximo ano, mas uma coisa é certa, arrancar com novas rotinas requer largar as antigas, escreve a plataforma especialista em soluções para a casa.
À medida que fizer o inventário do que tem ou não funcionado consigo, irá encontrar mais espaço para o que realmente lhe importa. Tem grandes esperanças para a sua cozinha, mas não sabe por onde começar? O Apartment Therapy conversou com a chef Carla Contreras para saber o que devemos deitar fora antes do final do ano. Eis algumas sugestões.
Comida que não vai (ou não pode) usar
Se tiver dificuldade em manter o frigorífico ou despensa organizados, Contreras recomenda tirar tudo cá para fora, doar o que sabe que não vai usar e livrar-se de tudo que já tenha ultrapassado o prazo de validade.
Em geral, a chef afirma que os itens são bons no congelador por cerca de três meses, por isso, ou faça um plano para usar a sopa congelada ou deite-a fora. "Para facilitar, crie uma lista no seu frigorífico com itens que precisa de usar no congelador", sustenta.
Aparelhos partidos
Ter utensílios ferramentas e aparelhos de cozinha que ocupam espaço de armazenamento e dificultam encontrar o que realmente precisa, é uma verdadeira dor de cabeça. Por isso, Contreras recomenda criar um plano para manter, deitar fora ou doar o que não usa.
Se não tem a certeza do que se livrar, designe mais um caixote para manter fora da cozinha, e encha-o com peças e utensílios que poderá ter em duplicado para posteriormente serem usados quando os existentes passarem do seu auge. "Já agora, faça uma lista de itens que a sua cozinha está em falta ou que gostaria de ter", acrescenta.
Panelas danificadas
Sabe aqueles tachos e panelas que tem guardado para o caso precisar de reforços? Agora é uma boa altura para decidir o que fazer com eles, sublinha a chef de cozinha. Para isso, "considere o que facilitaria a cozinha, mesmo que isso signifique livrar-se de uma antiga e investir numa nova", explica.
'A' gaveta de lixo
Se tem uma gaveta na cozinha cheia de coisas que não precisa ou de itens que pertencem a outra divisão, considere também usá-la para outra coisa. "Sei que é controverso, mas esse espaço poderia ser melhor usado", declara Contreras ao Apartment Therapy.
"Dê aos itens dentro dela uma casa e comece a usar o espaço dessa gaveta para especiarias ou chás." Mas, se quiser mantê-la, passe tudo a pente fino e deixe-a organizada.
Facas
As suas facas já viram dias melhores? Em caso afirmativo, o final do ano é um ótimo momento para tomar medidas trocando-as por novas ou afiá-las. Em geral, a chef recomenda que os cozinheiros domésticos afiem as suas facas profissionalmente pelo menos uma vez por ano.
Mas, caso não possa doá-las ou se não houver nenhum ponto de recolha de facas perto de si, antes de a deitar fora, enrole-a muito bem em jornal e coloque-a numa caixa de cartão.
Tábua de corte
Se a sua tábua de cortar estiver rachada ou gasta, considere trocá-la por uma nova, dado que as bactérias podem crescer nessas ranhuras. A chef recomenda uma opção antiderrapante, escreve a plataforma.
"Se não está a usar uma tábua de corte antiderrapante, agora é a hora (certa), ou talvez coloque um tapete antiderrapante debaixo do seu quando o usa", reforça. Para evitar que a prancha se mova quando está a cortar, corte um forro de prateleira não adesivo para caber por baixo dela.
Suprimentos de limpeza inutilizáveis
Depois de tratar dos alimentos e dos aparelhos, dê uma olhadela ao seu equipamento de limpeza. "Livre-se das esponjas com mofo, do dispensador de sabão quebrado, e transforme as toalhas de prato que estão muito manchadas ou rasgadas em trapos para limpeza", sugere Contreras. Contudo, elimine sempre os produtos químicos de forma responsável.
Leia Também: Não deite fora! Três dicas surpreendentes para aproveitar o pão duro