Meteorologia

  • 23 NOVEMBER 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 22º
Lar Conselhos Está sempre a 'matar' as plantas lá ...

Está sempre a 'matar' as plantas lá de casa? Estas dicas podem ajudá-lo

Se até já desistiu de comprar aquela orquídea que sempre quis ou mesmo um cato, porque sabe que mais dia menos dia vai acabar por deixá-lo morrer, saiba que há formas de evitar isso. Ora veja.

Está sempre a 'matar' as plantas lá de casa? Estas dicas podem ajudá-lo
Notícias ao Minuto

14:05 - 13/11/21 por Notícias ao Minuto Enviar email

Casa Plantas

A verdade é que as plantas são um ótimo acessório decorativo em casa e são também uma boa opção de tornar o seu lar mais acolhedor e de trazer um toque mais natural. Mas, por vezes, surgem dúvidas sobre como não as deixar morrer, especialmente quando não tem tempo para cuidar das mesmas. Por isso, se já desistiu de comprar aquela orquídea que sempre quis ou mesmo um cato, porque sabe que mais dia menos dia vai acabar por deixá-lo morrer, saiba que há formas de evitar isso, segundo avança o Ekonomista. De acordo com a plataforma, há dicas de como as suas plantas não só sobrevivem, como vão ficar mais bonitas. São passos simples e à prova, até, dos mais distraídos, escreve a plataforma especialista em soluções para a casa.

Pesquise sobre cada espécie e leia as instruções de cuidados

Sabia que as plantas também trazem instruções? Muitas vezes, estão descritas através de imagens num autocolante preso ao vaso, ou vêm num cartão colocado com palito sobre a terra.

Já se compra as suas plantas 'online', a maior parte das lojas identifica as instruções de cuidados na página de compra.

Regar com pouca água e esquecer as regas regularmente

Muitas vezes, a causa do problema de saúde das suas plantas está na rega com pouca água. Uma boa sugestão para vasos pequenos é levá-los para a pia da cozinha e regar diretamente da torneira. No entanto, não se esqueça de se livrar da água em excesso, alerta o Ekonomista.

Se, por outro lado, esquece-se de regar as suas plantas quando deveria, há um truque para perceber a necessidade de rega: Colocar o dedo na terra do vaso. Se estiver seca no topo e nos primeiros 2 centímetros da terra, deverá regar.

Mas, também, não regue em demasia

A verdade é que tudo se quer com moderação. Por isso, a rega deve ser adequada. Assim, para além de ler as instruções, de forma a saber com que frequência deve regar, pode também usar o truque do dedo, referido anteriormente. 

Tenha cuidado com as temperaturas extremas

A maioria das plantas de interior precisa de uma temperatura entre os 18.º C e os 21.º C para viver. Dependendo da época do ano e do local onde tem as plantas, deve ter atenção às oscilações da temperatura, de forma a manter as plantas saudáveis.

Nem muita, nem pouca luz

As plantas precisam de diferentes níveis de exposição à luminosidade e, geralmente, não toleram sol forte e direto sobre as suas folhas. Assim, poderá ter de afastar as suas plantas das janelas com entrada direta de luz em alturas mais quentes do ano. Por outro lado, em alturas mais frias do ano, pode ser preciso levá-las para pontos de maior entrada de luz natural.

Cuidado com os insetos

Há insetos que incomodam e podem matar as plantas, como os ácaros, mosquitos e moscas brancas. Por isso, se a sua planta tiver sido atacada por alguma praga, está na altura de fazer uma quarentena. Afaste-a das outras plantas, extermine o problema com inseticidas e aguarde pelo menos 30 dias até voltar a levar a planta para o convívio com as restantes.

Mudar a planta de vaso

Segundo a plataforma, é vital replantar as plantas, pelo menos, de dois em dois anos ou sempre que necessitem. E, para isso, deverá utilizar um vaso cerca de 2 centímetros maior, terra nova adubada e com substrato. Como saber se já está na altura? Basta espreitar por baixo do vaso e ver se as raízes estão a sair pelos buracos que servem para drenar a água, sustenta a plataforma.

Leia Também: Saiba como utilizar materiais naturais na decoração lá de casa

Campo obrigatório