Eis quantos conjuntos de lençóis deve ter em casa, segundo especialistas
No que toca ao número de lençóis que deve ter em casa, a verdade é que não há uma percentagem especifica. Isto porque, regra geral, depende muito de si e das suas necessidades. Mas se precisa de um pouco de orientação, eis o que os especialistas têm a dizer sobre isto.
© Shutterstock
Casa Lençóis
"<span class="news_bold">Tenho uma secção inteira do meu armário dedicada aos lençóis", começa por admitir uma leitora ao Apartment Therapy. "Tenho três conjuntos para a minha própria cama, e gosto de ter três ou quatro conjuntos à mão para as camas dos meus filhos. Além disso, guardo ainda um conjunto extra para o quarto de hospedes", acrescenta.
No que toca ao número de lençóis que deve ter em casa, a verdade é que não há uma percentagem especifica. Isto porque, regra geral, depende muito de si e das suas necessidades, escreve a plataforma especialista em soluções para a casa. Contudo, questões como quem vive consigo e com que frequência lava roupa, podem ajudá-lo a resolver este problema. Mas se precisa de um pouco de orientação, eis o que os especialistas têm a dizer sobre isto.
A pessoa média solteira ou casada sem circunstâncias atenuantes: Dois conjuntos
Se não se importa de lavar roupa, dois conjuntos de lençóis podem ser o ideal. Jodie Hamilton, uma empregada de limpeza profissional da Amazing Services, diz que ter apenas um conjunto é um pouco arriscado, pois nunca saberá quando terá de os mudar urgentemente. Isto porque ter um conjunto de lençóis em reserva é uma apólice de seguro quando é hora de trocar de lençóis.
A pessoa média solteira ou casada que tem um pouco de armazenamento extra: Três conjuntos
Se tem espaço no armário, pode investir em três conjuntos de lençóis, pois "um conjunto estará na cama, outro na máquina de lavar e o último serve para caso de acidente", afirma Dean Davies, um limpador profissional na Fantastic Cleaners.
"Desta forma, terá sempre um conjunto fresco e limpo de lençóis, quer os troque uma vez por semana ou a cada dois dias." Como bónus, um trio de lençóis vai abrandar um pouco o desgaste do tecido.
Pessoas com lençóis de 'alta' qualidade: Um conjunto
Se tem lençóis macios e de 'alta' qualidade, como de linho, então não tem provavelmente de se preocupar em trocá-los tantas vezes (seja por razões de limpeza ou prevenção do desgaste).
"Se investir em lençóis de boa qualidade, menos propensos a desgaste, um conjunto de lençóis seria perfeito, desde que se mantenha um ciclo de lavagem regular", sustenta Janet Wischnia, CEO da fabricante de roupa de cama Thomaston Mills.
Pessoas com espaço de armazenamento limitado mas acesso à lavandaria: Um conjunto
A mesma regra aplica-se caso não tenha espaço extra para armazenamento, mas tem a capacidade de lavar e secar regularmente os seus lençóis. "Se tem espaço de armazenamento limitado e fácil acesso à lavanderia, pode passar com um conjunto por cama", afirma Seana Turner, organizadora profissional e proprietária do Método Seana. "Tire os lençóis, lave-os e coloque-os de volta", acrescenta.
Pessoas com crianças potencialmente desarrumadas ou animais de estimação: Três a quatro conjuntos
Se é pai ou mãe de crianças ou animais de estimação que ocasionalmente se escondem na sua cama, pode considerar ter mais conjuntos, pois nunca se sabe quando poderá surgir a necessidade de mudar os lençóis mais do que uma vez por dia. "E quem quer esperar ou ser apressado para lavar a roupa?" questiona Wischnia.
Pessoas que têm calor e que não querem lavar roupa constantemente: Dois a três conjuntos
Anki Spets, proprietária e designer da empresa de roupa de cama AREA Home, geralmente sugere dois conjuntos para o consumidor médio. Caso esteja propenso a suar, se vive numa área quente ou se não tem ar condicionado, talvez queira aumentar o número de lençóis em casa. Tudo depende da frequência com que se quer lavar roupa, escreve a plataforma.
Pessoas que lavam roupa na lavandaria: Três conjuntos
Julia de'Caneva, uma antiga organizadora profissional, costuma revelar às pessoas para terem dois conjuntos de lençóis à mão. Mas se não tiver uma máquina de lavar e for à lavandaria duas vezes por mês, diz que é melhor ter três conjuntos para que não fique sem lençóis a meio do mês.
Pessoas com alergias: Cinco conjuntos ou mais
Se tiver alergias sazonais, pele sensível ou um problema médico que o exija mudar de lençóis mais de uma vez por semana, pode valer a pena investir em vários conjuntos. E se experimenta dor crónica, ter lençóis frescos em espera pode ser uma boa opção, desde que tenha espaço para eles.
Pessoas que comem na cama: Três conjuntos
De qualquer forma, a maioria dos especialistas concorda que deve armazenar um lençol superior extra para a hora do lanche. "Vai tornar super fácil limpar e limitar os tempos que tem para fazer conjuntos inteiros de roupa lavada por semana", sustenta De'Caneva.
Pessoas que vivem em climas extremos: Quatro conjuntos
Caso viva num clima mais frio, então pode querer ter lençóis separados para as estações do ano, dois conjuntos respiráveis para meses mais quentes e talvez dois conjuntos de flanela para o inverno, sugere Alessandro Gazzo de Emily's Maids, um serviço de limpeza de casas e limpeza em Dallas.
Leia Também: Sabe quando deve mudar os lençóis da cama? A ciência explica