Meteorologia

  • 23 NOVEMBER 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 22º
Imobiliário Arrendamento Alemanha. Rendas no bairro social ma...

Alemanha. Rendas no bairro social mais antigo do mundo custam 88 cêntimos

Depois de 500 anos da abertura do bairro social Fuggerei, em Augsburg, as rendas das casas permanecem as mesmas e as pessoas que enfrentam dificuldades financeiras ainda têm segurança habitacional.

Alemanha. Rendas no bairro social mais antigo do mundo custam 88 cêntimos - Depois de 500 anos da abertura do bairro social Fuggerei, em Augsburg, as rendas das casas permanecem as mesmas e as pessoas que enfrentam dificuldades financeiras ainda têm segurança habitacional.

Na Alemanha, existe um bairro social onde a renda custa apenas 88 cêntimos, anualmente. E nada mudou nos últimos 500 anos. Localizado na cidade bávara de Augsburg, na Alemanha, o Fuggerei é considerado o mais antigo projeto de habitação social do mundo e continua a oferecer habitação acessível para os residentes que enfrentam dificuldades financeiras, segundo avança a plataforma noticiosa alemã DW.

Este empreendimento alemão nasceu de um projeto criado por Jakob Fugger. A sua riqueza que provinha do seu trabalho enquanto banqueiro e comerciante, foi usada principalmente para construir casas para os mais necessitados. Foi assim que criou ao bairro social mais antigo do mundo, em 1521. E, apesar de já terem passado cinco séculos, algumas regras mantêm-se.

Há 500 anos, o arrendamento das casas era pago em florins, em três rezas diárias, sendo apenas aceites entre residentes católicos. Contudo, o florim desapareceu e, atualmente, a renda custa 88 cêntimos. No entanto, embora não sejam propriamente obrigatórias, as três rezas diárias ainda são incentivadas, dependendo da decisão de cada morador.

Faz ainda sobressair a plataforma que 2 anos após a sua criação, este bairro social já contava com 52 casas. Com o passar dos anos, o território começou a expandir e passou a contar com ruas, praças e uma igreja. De realçar que trata-se de um marco em Augsburgo, e é muitas vezes comparada a uma vila medieval, graças aos seus detalhes e ao aspeto rústico das casas.

Atualmente, cerca de 150 pessoas vivem em 140 apartamentos de Fuggerei. Este bairro social recebe cerca de 30 a 40 candidatos por ano, com uma lista de espera que tem, de momento, 80 pessoas, dá ainda conta a plataforma.

Leia Também: EUA. Renda das casas aumentou 10% em setembro

Campo obrigatório