Eis as marcas mais "fiáveis" de grandes eletrodomésticos, segundo a DECO
Em abril de 2021, a defesa do consumidor realizou um inquérito 'online' sobre eletrodomésticos junto dos leitores, que envolveu Portugal, Espanha, Itália, Bélgica e França. Estes foram os resultados.
© Shutterstock
Casa Eletrodomésticos
A verdade é que há marcas para todas as carteiras com nota máxima na fiabilidade, desde exclusivas de supermercados e de lojas de eletrodomésticos, até nomes que equipam muitas cozinhas há vários anos, começa por revelar a DECO Proteste.
Esta é a principal conclusão que a defesa do consumidor retira apos realizar, em abril, um inquérito 'online' sobre eletrodomésticos junto dos leitores, que envolveu Portugal, Espanha, Itália, Bélgica e França.
As perguntas basearam-se na satisfação com cada equipamento e na durabilidade do aparelho, de forma a estabelecer-se um índice de fiabilidade, tendo em consideração a frequência de utilização, o tipo de problemas e as avarias, entre outros. No total, a DECO recebeu 84.995 respostas válidas (9.869 de Portugal).
Máquinas de lavar roupa
Mais de metade das marcas de máquinas de lavar roupa obtêm nota máxima na fiabilidade, sendo que a Edesa é a menos fiável, não passando das três estrelas. Esta marca, a Fagor e a Hoover apresentam mais falhas no fecho da porta.
Entre os problemas mais frequentes reportados pelos utilizadores, destacam-se falhas nos filtros (8,1%), na centrifugação (8%) e no sistema de fecho da porta. Avarias nos botões, comandos de programação e bomba de evacuação são também frequentes.
Máquinas de secar roupa
Das 18 marcas de máquinas de secar roupa, seis atingem cinco estrelas na fiabilidade: Miele, Zanussi, Beko, Siemens, Bosch e Electrolux. A secagem (8,5%), a correia (6,5%) e o filtro (6,4%) são os elementos que motivam os principais problemas. Quanto aos problemas na função de secagem, os utilizadores identificaram sobretudo nas máquinas das marcas Candy, Hotpoint, Samsung e Whirlpool.
Máquinas de lavar loiça
Das 28 marcas de máquinas de lavar loiça, apenas sete conseguiram nota máxima na fiabilidade. Com apenas três estrelas, as máquinas da Fagor, Far, LG e SMEG são as marcas menos fiáveis, com o maior risco de avarias.
Quase 13% dos utilizadores apontaram falhas na bomba de circulação e evacuação, nas marcas AEG, Fagor, LG, Samsung, SMEG e Whirlpool que revelam maior incidência deste tipo de problemas. Já os botões (9,1%) e a função de secagem (8,3%) também são motivo de muitas queixas.
Frigoríficos
Por fim, dez das 34 marcas de frigoríficos combinados registaram cinco estrelas na fiabilidade. Cerca de 11% dos inquiridos observaram problemas na função de descongelação, na estabilidade da temperatura e no fecho da porta, 10% na luz interior e 9% em fugas. De realçar que a SMEG não passou das três estrelas, pois foi a marca classificada com maior risco de avarias, entre os utilizadores.
Leia Também: Marca de eletrodomésticos Haier lança showroom virtual