Meteorologia

  • 23 NOVEMBER 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 22º
Lar Eficiência energética Sede da ASHRAE é agora um edifício d...

Sede da ASHRAE é agora um edifício de balanço energético quase nulo

No processo de transformação, foram utilizadas 18 novas claraboias e foi realizado um ajuste nas janelas e paredes para otimizar o uso da luz solar e de energia para iluminação, aquecimento e arrefecimento.

Sede da ASHRAE é agora um edifício de balanço energético quase nulo

A Sociedade Americana de Engenheiros de Aquecimento, Refrigeração e Ar Condicionados (ASHRAE) investiu perto de 20 milhões de dólares (cerca de 17,8 milhões de euros) para renovar a sua sede e torná-la 'net-zero energy'. Segundo a Edifícios e Energia, que avança com a notícia, o edifico sede da ASHRAE é agora um edifício de balanço energético quase nulo. Um projeto de renovação que implicou a integração de soluções mais sustentáveis.

"Este projeto é especial porque é um testemunho da liderança da ASHRAE e do compromisso com a sustentabilidade e mostra tecnologia inovadora de ambiente construído", revelou  o presidente da ASHRAE, Mick Schwedler, P.E., Fellow ASHRAE, LEED AP, na página oficial da empresa.

Segundo a sociedade internacional do sector AVAC-R, no processo de transformação deste edifício, inaugurado no dia 18 de novembro, foram utilizadas 18 novas claraboias e foi realizado um ajuste nas janelas e paredes para otimizar o uso da luz solar e de energia para iluminação, aquecimento e arrefecimento, escreve a revista.

Para efeitos de ventilação, entre as soluções encontradas constam a integração do método de 'Demand Control Ventilation' em áreas com elevada ocupação e de um sistema de distribuição de ar novo, complementado com ventiladores reversíveis nos espaços abertos e nos espaços com distribuição por deslocamento do ar.

Além destes equipamentos, o edifício investiu num sistema de automação de edifícios de acesso remoto e em estações de carregamento de veículos elétricos para visitantes e funcionários, saliente-se.

No total, o projeto de renovação da estrutura com quase 6.197 metros quadrados, num terreno de 44.515 metros quadrados. Este projeto, cuja supervisão ficou a cargo do Building Ad Hoc Committee e do Technical Advisory Subcommittee, pretende colocar o edifício na linha da frente da renovação do parque imobiliário.

Leia Também: Energia dos edifícios. Alteradas regras da função dos técnicos do SCE

Campo obrigatório