EUA. 'Ganhos' no preço das casas abrandam pela primeira vez desde 2020
Os preços das casas aumentaram 19,5% em setembro, o que corresponde a 19,8% abaixo dos ganhos registados em agosto, face ao período homólogo. Esta é a primeira vez que os ganhos desaceleram desde maio de 2020.
© Reuters
Casa EUA
Os preços das casas nos EUA continuam a ser mais elevados do que há um ano. No entanto, verificou-se que os ganhos estão a desacelerar. De realçar que um ganho trata-se de um aumento no valor de uma propriedade, ou seja, surge quando o preço atual de um ativo for superior ao preço original de compra.
De acordo com o índice nacional de preços das casas S&P CoreLogic Case-Shiller, a que a CNBC teve acesso, os preços das casas aumentaram 19,5% em setembro, o que corresponde a 19,8% abaixo dos ganhos registados em agosto, face ao período homólogo. Esta é a primeira vez que os ganhos abrandam desde maio de 2020.
No entanto, embora os ganhos estejam a desacelerar, é pouco provável que os preços baixem como fizeram durante a crise habitacional, escreve a CNBC. "Se tivesse de escolher apenas uma palavra para descrever os dados dos preços da habitação de setembro de 2021, a palavra seria 'desaceleração'", revela Craig Lazzara, diretor-geral da S&P Dow Jones Indices.
Segundo os mesmos dados, o compósito de 10 cidades aumentou 17,8% face ao ano anterior, abaixo dos 18,6% ganhos em agosto. Já o compósito de 20 cidades ganhou 19,1% em relação ao período homólogo, menos 19,6% dos ganhos registados no mês anterior.
Leia Também: Em busca do sonho: Migrantes caminham dia e noite para chegar aos EUA