Construção: 57% dos profissionais não sofreram com a pandemia este ano
Estudo hoje divulgado pela plataforma habitissimo revela que 57% dos profissionais do setor da construção e remodelação admitem que não sofreram com o impacto da pandemia em 2021.
© Global Imagens
Casa Construção
Apesar do contexto pandémico, 57% dos profissionais do setor da construção e remodelação admitem que não sofreram com o impacto da pandemia em 2021. Esta é uma das principais conclusões que a plataforma habitissimo reteve após realizar um inquérito junto de trabalhadores do setor.
Tendo em conta as respostas obtidas, a que o Notícias ao Minuto teve acesso, mais de cinco em cada dez profissionais afirma que não foi impactada pela pandemia, durante este ano, apesar de 3% ter encerrado a sua empresa. Desses, 25% indica mesmo que, após o confinamento, teve até "muito trabalho."
Já no que concerne ao volume de rendimentos de 2021, face aos de 2020, 51% dos profissionais dizem ter verificado um aumento, enquanto 28% declaram que obteve os mesmos rendimentos. Só 21% afirmam terem sido inferiores.
No entanto, os profissionais encaram o próximo ano com confiança, sendo que nenhum prevê diminuir o seu volume de negócio. Aliás, salienta ainda a plataforma, apenas 22% acreditam que vão “ficar na mesma”, enquanto 77% estimam um aumento de faturação em 2022.
No inquérito foi igualmente consultado os principais obstáculos enfrentados pelos profissionais durante o ano corrente. No 'top 5' das dificuldades mais sentidas, surgem o "ajuste dos preços para competir com a concorrência, a falta de profissionais de confiança para subcontratar, a demora do processo de decisão, por parte do cliente, clientes pouco sérios e problemas de cobrança", lê-se no documento.
Faz ainda sobressair a plataforma que outros obstáculos referidos são problemas com a gestão administrativa e a falta de especialização face a novos sistemas de construção, como trabalhos de caráter sazonal.
Leia Também: Atividade global na construção civil e obras mantém-se no 3.º trimestre