Meteorologia

  • 23 NOVEMBER 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 22º
Lar Eficiência energética Funchal avança com obra de eficiênci...

Funchal avança com obra de eficiência energética em bairro social

A Câmara do Funchal aprovou hoje uma empreitada de eficiência energética num bairro social, orçada em 1,3 milhões de euros, e prolongou o prazo de entrega de propostas para obras numa Estação de Tratamento de Águas Residuais, indicou a autarquia.

Funchal avança com obra de eficiência energética em bairro social
Notícias ao Minuto

15:58 - 22/12/21 por Lusa

Casa Eficiência energética

A intervenção no Bairro do Palheiro Ferreiro, nas zonas altas do Funchal, consiste na substituição de vidros, caixilharia de alumínio e cobertura térmica dos edifícios, num total de 70 fogos.

A medida foi aprovada, por unanimidade, na reunião do executivo camarário, composto por seis elementos da coligação PSD/CDS-PP e cinco da coligação Confiança (PS/BE/PAN/MPT/PDR).

De acordo com um comunicado da autarquia, liderada pelo social-democrata Pedro Calado, as obras serão realizadas em três lotes e representam um investimento global de 1, 3 milhões de euros, devendo decorrer entre seis meses e um ano.

Outra deliberação foi a prorrogação por mais dez dias do prazo para aceitação de propostas por parte de entidades bancárias para o financiamento de três milhões de euros destinados às obras da Estação de Tratamento de Águas Residuais.

"A obra tem início previsto no segundo semestre do próximo ano, com prazo de execução de 18 meses, para que possa estar concluída até final de 2023", indica a autarquia.

Segundo Pedro Calado, trata-se de um projeto "muito grande", dividido em duas fases, uma das quais já está em curso e envolve cerca de 5 milhões de euros.

O projeto global é de 19 milhões de euros, com financiamento de 12,4 milhões de euros através do programa comunitário POSEUR -- Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, e 3 milhões através do Governo Regional da Madeira.

A participação da Câmara Municipal -- cerca de 4 milhões de euros -- será feita com recurso a um empréstimo bancário, que já foi solicitado a vários consórcios, cujos concelhos de administração solicitaram mais 10 dias para o prazo de apresentação de propostas.

"Damos até 10 de janeiro data limite de entrega dessas propostas para termos tudo pronto e iniciar a obra antes do final do primeiro semestre de 2022", indicou Pedro Calado.

Leia Também: Bruxelas aprova diretrizes sobre ajudas para clima, ambiente e energia

Campo obrigatório