Habitação. Dicas domésticas para um começo do ano mais amigo do ambiente
Moderar o consumo de água, adquirir lâmpadas LED e apostar no autoconsumo são três dos exemplos que poderá adotar em casa para arrancar este ano novo mais amigo do ambiente.
© iStock
Casa Ambiente
Eis que chegou o primeiro dia de 2022. Com ele, chegam também as várias resoluções de ano novo. Geralmente, estas regem-se por objetivos que passam por praticar mais exercício ou comer de forma mais saudável. No entanto, para o Grupo Prummo, adotar hábitos domésticos que reduzam a pegada ambiental deverá constar na lista deste ano. Assim, a empresa imobiliária criou uma lista com dicas de como poderá reduzir a sua pegada ecológica, diariamente, através de pequenas mudanças nos seus hábitos domésticos. Ora veja.
Modere o consumo de água
Sabia que se fechar a torneira enquanto lava os dentes ou se barbeia, pode poupar entre 10 a 30 litros de água? Também poderá fechar a água enquanto se ensaboa. Passar a tomar duches rápidos e utilizar um copo com água para lavar os dentes também são boas opções, note-se.
Troque as lâmpadas de casa
A verdade é que as lâmpadas LED duram cerca de 25 vezes mais do que as incandescentes e três vezes mais do que as fluorescentes compactas, tal como já havia referido a Selectra, empresa especialista em tarifas de eletricidade e gás. Por isso, opte por adquirir lâmpadas LED. Isto porque além de ajudarem nas poupanças das suas contas de eletricidade, ajudam igualmente o ecossistema.
Deixe o carro em casa
A verdade é que ao deixar o carro em casa, nem que seja apenas por dois dias, está a reduzir as suas emissões de CO2 em quase 800 quilos. Por isso, sempre que lhe for possível, opte por se deslocar de bicicleta, transportes públicos ou mesmo a pé.
Aposte no autoconsumo
Use o que a Terra tem para oferecer, ou seja, utilize os recursos renováveis, salienta o grupo imobiliário. Deste modo, poderá tornar-se independente da rede pública, reduzir a fatura de eletricidade e contribuir para salvar o planeta.
Opte por eletrodomésticos mais sustentáveis
Isto porque os equipamentos melhor classificados vão consumir menos energia e, por conseguinte, gastam menos eletricidade. Deste modo, também está a reduzir a sua pegada ecológica.
Leia Também: Reduzir despesas? Tome nota de cinco dicas para poupar energia