Concursos de obras públicas caem 23% até novembro. Atingem 3.488 milhões
O montante dos concursos de obras públicas promovidos até final de novembro recuou 23% em termos homólogos, para 3.488 milhões de euros, mantendo o registo homólogo negativo há nove meses consecutivos, informou hoje a AICCOPN.
© shutterstock
Casa Construção
Segundo o mais recente Barómetro das Obras Públicas da Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN), enviado ao Notícias ao Minuto, "nos primeiros onze meses deste ano, os procedimentos que foram objeto de abertura de concurso público e respetiva publicação no Diário da República atingiram 3.488 milhões de euros, menos 23%, em termos homólogos face a 2020."
"Em novembro, e pelo nono mês consecutivo, os concursos de empreitadas de obras públicas promovidos registam quebras, em termos homólogos acumulados, face a 2020", salienta a associação.
No que se refere aos contratos de empreitadas celebrados e reportados no Portal Base no âmbito de
concursos públicos até novembro atingiram 2.476 milhões de euros, ou seja, 0,3% acima do montante apurado no mesmo período do ano anterior.
"Esta estabilização no volume de contratos de empreitadas deve-se a um efeito de base já que, em novembro de 2020 foram celebrados dois contratos relativos à expansão da rede de Metro do Porto, no valor de 288 milhões de euros", indica a AICCOPN.
Por sua vez, os contratos de empreitadas de obras públicas celebrados em resultado de Ajustes Diretos e Consultas Prévias nos primeiros onze meses do ano atingiram 550 milhões de euros, mais 5% em termos homólogos.
Globalmente, o total de contratos de empreitadas celebrados até ao final de novembro totalizaram 3.321 milhões de euros, mais 0,3% face ao período homólogo.
Leia Também: AICCOPN: Atividade das empresas de reabilitação urbana aumenta 16,5%