Habitação. 77,3% dos portugueses viveram em casas próprias no ano passado
Em 2020, quase oito em cada dez portugueses viveram em casas compradas, enquanto os restantes viveram em habitações arrendadas.
© iStock
Casa Habitação
No ano passado, 77,3% dos portugueses viveram em casas próprias. Segundo dados divulgados hoje pelo Eurostat, quase oito em cada dez portugueses viveram em casas próprias, enquanto os restantes 22,7% viveram em habitações arrendadas.
Em todos os Estados-membros, à exceção da Suíça, viver em casas compradas é mais comum do que viver em imóveis arrendados, indica o Eurostat.
Na União Europeia, cerca de 70% da população viveu em casas compradas no ano passado, enquanto 30% viveu em habitações arrendadas. As maiores quotas de propriedade habitacional foram registadas na Roménia, onde 96% das famílias viveu em casas próprias. Seguem-se a Eslováquia (92%), a Hungria e a Croácia (ambas com 91%).
Ainda a ocupar o 'top 10' da tabela surgem: Lituânia (88,6%), Polónia (85,6%), Bulgária (84,3%), Malta (81,9%), Estónia (81,4%) e Letónia (81,2%). Portugal está na 12.ª posição, com 77,3%.
Em sentido contrário, as quotas de propriedade foram mais baixas na Suíça. Na Suíça, 42,3% da população viveu em casas próprias, enquanto 57,7% viveu em habitação arrendadas. Já na Alemanha, metade da população viveu numa casa própria e a outra metade viveu numa habitação arrendada, divulgam os mesmos dados.
Leia Também: Preços das casas subiram 11,7% em novembro face ao período homólogo