Meteorologia

  • 25 NOVEMBER 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º
Imobiliário Habitação Comprar casa num mercado com pouca o...

Comprar casa num mercado com pouca oferta? Eis o que pode ajudar

Num mercado onde o número de casas disponíveis não consegue dar resposta à crescente procura, trabalhar com um "agente imobiliário experiente" poderá ser "especialmente importante". Saiba o motivo.

Comprar casa num mercado com pouca oferta? Eis o que pode ajudar

A verdade é que, segundo especialistas do setor, o mercado imobiliário em 2022 não vai ser muito diferente do que já conhecemos, ou seja, os preços das casas poderão não baixar. Uma tendência que deverá ser potenciada pela falta de oferta de habitação face à crescente procura, tal como já havia mencionado Gonçalo Rodrigues, consultor em Finanças Imobiliárias, em artigo escrito para o Doutor Finanças. 

Por isso, num mercado onde o número de casas disponíveis não consegue dar resposta à crescente procura, trabalhar com um "agente imobiliário experiente" poderá ser "especialmente importante", revela o agente imobiliário Despina Zanganas, ao Apartment Therapy. Isto porque "um bom agente irá estar em cima do acontecimento, negociará em seu nome e certificar-se-á de que a sua oferta se destaca num mar de compradores."

Agentes imobiliários têm conhecimento de mercado

Os agentes imobiliários têm conhecimento das condições de mercado, de anúncios 'exclusivos' e "também temos acesso a informação sobre propriedades específicas. Isto porque "por vezes, os vendedores estão a reter ofertas até uma data específica, o que significa que querem mais do que o preço listado, para iniciar uma guerra de licitações", revela Zanganas.

Por isso, "quando um comprador está nesta situação, é fundamental ter um agente imobiliário experiente que possa formular uma estratégia sobre como proceder", reforça.

Encontrar a pessoa certa para o trabalho

Embora o agente imobiliário certo varie de acordo com as necessidades de cada comprador, Zanganas recomenda procurar um agente a tempo inteiro com conhecimento do mercado local, experiência com o tipo de imóvel que o comprador procura, e um histórico 'forte'. 

Além disso, deverá também "entrevistar alguns agentes e não ter receio de lhes perguntar: Quão disponível está? Conhece bem a zona que me interessa? Considera-se um bom negociador? Qual é a sua abordagem para uma guerra de licitações? Posso falar com alguns dos seus clientes anteriores?".

Em última análise, "deve encontrar alguém com quem se sente confortável e confia. Vai trabalhar com esta pessoa, por isso quer saber se ela tem o seu melhor interesse", finaliza o agente imobiliário.

Leia Também: Será este o ano certo para comprar casa? O que dizem os especialistas

Campo obrigatório