Custos de construção de habitação nova aumentaram 8,5% em novembro
Em novembro, os custos de construção de habitação nova subiram 8,5% em termos homólogos, mais 1,2 pontos percentuais que no mês anterior, anunciou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).
© iStock
Casa Construção
Em novembro, o índice de custos de construção de habitação nova registou um aumento homólogo de 8,5%, menos 1,2 pontos percentuais face ao mês anterior, refere o Instituto Nacional de Estatística (INE).
No mês em análise, o instituto de estatística refere ainda que o crescimento dos preços dos materiais acelerou para 9,4%, depois de ter aumentado 8,9% em outubro, enquanto que o custo da mão de obra subiu para 7,3%, no mês precedente cresceu 5,2%.
O INE realça também que o custo da mão de obra contribuiu com 5,4 pontos percentuais para a formação da taxa de variação homóloga do índice de custos de construção de habitação nova e salienta que a componente dos materiais contribui com 3,1 pontos percentuais para a variação total do índice.
Segundo os dados hoje divulgados, a taxa de variação mensal do índice foi de 1,6% em novembro, com os custos dos materiais a registarem uma subida de 0,8% e os custos da mão de obra a denotarem um aumento de 2,8%.
Em outubro, o Índice de Custos de Construção de Habitação Nova tinha aumentado 7,4%, mais 0,6 pontos percentuais do que em setembro, recorde-se.
Leia Também: Custos de construção de habitação nova sobem 7,4% em outubro