Meteorologia

  • 25 NOVEMBER 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º
Imobiliário Habitação Nove curiosidades sobre casas espalh...

Nove curiosidades sobre casas espalhadas pelo mundo

Já reparou que a maioria das casas na Grécia são pintadas de azul e branco? Ou que as casas em Amesterdão são tortas e têm janelas enormes? Conheça as outras curiosidades do género que temos para lhe contar.

Nove curiosidades sobre casas espalhadas pelo mundo

Certamente que quando viaja, repara na cultura e na arquitetura dos edifícios quando passeia pelas ruas. Por exemplo, caso já tenha ido à Grécia, reparou provavelmente que a maioria das casas são pintadas de azul e branco, ou se já esteve uns dias em Amesterdão, constatou de certo que as casas são 'tortas' e têm janelas enormes. Estas são apenas algumas das curiosidades do género que temos para lhe contar. A lista é da habitissimo, uma empresa especialista em remodelações e obras em casa.

Amesterdão: Casas 'tortas' com janelas enormes

Em Amesterdão, há dois detalhes nas casas que mais se destacam: São 'tortas' e têm janelas enormes, escreve a empresa.

Começa por explicar a empresa que a questão de serem 'tortas' deve-se sobretudo aos canais que contribuem para a instabilidade das construções. Já no caso das janelas, está relacionada com a ostentação. Isto porque diz-se que a burguesia gostava de mostrar as suas posses, daí optarem por janelas grandes.

Países nórdicos: Todas as casas têm caves

Algo muito comum na Alemanha, assim como nos países do norte da Europa, são as caves. Ou seja, debaixo dos prédios existe um espaço, onde cada andar pode arrumar as suas coisas. Além disso, a cave é também utilizada como ginásio ou lavandaria. 

Finlândia: Ter saunas em casa é bastante comum

Sabia que na Finlândia é muito comum as casas terem sauna? Aliás, alguns prédios também as têm para uso comum dos vizinhos. Para os finlandeses, a sauna não é vista como um luxo, mas como uma divisão essencial. 

Tóquio: A era dos mini apartamentos

Em Tóquio, poucos são os japoneses que conseguem comprar casa. Por isso, são comuns os mini apartamentos, onde numa única divisão se come, dorme e cozinha, sendo que apenas a casa de banho é à parte.

Seoul: Não há corredores em casa

A questão de espaço é também um problema na capital da Coreia do Sul. Prova disso, é que são poucos os apartamentos que têm corredores. Na maioria das casas, existe um hall de entrada com as portas para as restantes divisões.

Israel: Casas e prédios dispõem de salas de segurança 

Sabia que muitas casas e prédios de Israel dispõem de salas de segurança, para manter-se a salvo em caso de um ataque? Estas salas encontram-se fortificadas com portas blindadas e dispõem de mantimentos, como camas, roupa, artigos de primeiros socorros, entre outros.

Itália: Chão em mármore

Se já foi a Itália, certamente reparou que o mármore é muito usado no chão das casas. Muitos associam a uma questão de gosto e estética italiana, no entanto, a razão é bem mais simples: Dizem que este tipo de material é melhor na hora de combater o calor.

Inglaterra: Alcatifa é elemento comum

Seja qual for o tipo de casa, há um elemento comum entre as habitações britânicas: O pavimento em alcatifa. Serve principalmente para se protegerem do frio e tornar as casas mais confortáveis. É sobretudo visto nos quartos, salas, corredores e até nas escadas.

Grécia: Casas vestidas de azul e branco

De acordo com a empresa, a escolha de cores não se deve ao acaso, nem é uma homenagem às cores da bandeira grega. Na verdade, muitas casas foram construídas com pedras vulcânicas escuras e os tons brancos e azuis foram as cores escolhidas para as 'cobrir'. Além disso, dizem, eram as tintas mais baratas.

Leia Também: Suécia. Conheça a casa que "só precisa de um smartphone para funcionar"

Campo obrigatório