Investimento imobiliário na Europa poderá aumentar 5% este ano
O crescimento do setor logístico e residencial, sobretudo na área dos ativos multifamiliares, serão os principais impulsionadores deste aumento de investimento, segundo previsões dos especialistas da Federação Internacional de Imóveis de Espanha (FIABCI).
© Shutterstock
Durante este ano, o investimento imobiliário na Europa poderá aumentar cerca de 5%. Quem o prevê são os especialistas da Federação Internacional de Imóveis de Espanha (FIABCI), que divulgam que o mercado imobiliário europeu irá recuperar dos níveis pré-pandemia, durante este ano.
Segundo as previsões, avança o Observatorio Inmobiliario, o crescimento do setor logístico e residencial, sobretudo na área dos ativos multifamiliares, serão os principais impulsionadores deste aumento de investimento. Em sentido inverso, os escritórios e o retalho, devido à incerteza gerada pela evolução da pandemia, serão os menos expressivos.
"Na Europa, o mercado imobiliário comercial prevê uma boa evolução em 2022 e, embora seja difícil prever o impacto que a evolução da pandemia pode gerar, existem algumas tendências claras", começa por revelar Anna Puigdevall, diretora da FIABCI Espanha e diretora-geral da Associação Nacional de Agentes Imobiliários (ANAI).
Tendências essas que a diretora-geral faz sobressair "como o interesse dos investidores em no setor logístico e a tendência verificada, nos últimos meses do ano passado, no setor residencial".
Mais especificamente, Puigdevall garante que "as previsões são boas e um aumento de 5% no investimento imobiliário é esperado em toda a Europa". Nesse sentido, reconhece que "existe alguma incerteza sobre a evolução de setores como escritórios ou retalho, ativos onde os investidores operam com mais cautela desde o início da pandemia".
Leia Também: Fundos imobiliários geriram mais 133,7 milhões do que em outubro