EUA: Confiança dos construtores cai pela primeira vez em quatro meses
A confiança dos construtores caiu de 82 para os 83 pontos no arranque do ano. "É certo que acima dos 50 é considerado positivo, no entanto, esta é a primeira queda em quatro meses." O índice também se situou nos 83 em janeiro de 2021.
© Shutterstock
Casa EUA
A confianças dos construtores caiu pela primeira vez em quatro meses. Segundo o Índice de Mercado imobiliário (NAHB)/Wells Fargo Housing Market Index (HMI), a confiança dos construtores caiu de 82 para 83 pontos no arranque do ano. "É certo que acima dos 50 é considerado positivo, no entanto, esta é a primeira queda em quatro meses." O índice também se situou nos 83 em janeiro de 2021.
De acordo com a CNBC, que avança com a notícia, em causa estão as despesas crescentes que os construtores do mercado imobiliário residencial enfrentam. Deste modo, as "casas estão a demorar cada vez mais tempo a serem construídas, face aos altos custos dos materiais e à falta de disponibilidade", salienta o presidente da NAHB, Chuck Fowke, um construtor de casas de Tampa, Florida.
Entre vários fatores, a CNBC destaca a subida da preço da madeira e de outros materiais, como o gesso e o aço, bem como a escassez de mão-de-obra como os principais fatores para a confiança dos construtores ter descido.
Isto porque "a combinação de aumentos contínuos de materiais de construção, o agravamento da escassez de mão-de-obra qualificada e o aumento das taxas de hipoteca apontam para declínios na acessibilidade habitacional em 2022", finaliza Robert Dietz, economista-chefe da NAHB.
Leia Também: Comissão Europeia adota iniciativas de apoio ao ensino superior