Brasil. Investimento em construção deverá seguir em alta durante este ano
Em 2022, prevê-se que a atividade da construção civil continue a crescer, amortizando a queda dos outros componentes nos investimentos. Dado o grande volume de obras em curso, estima-se uma subida na ordem dos 3% em 2022.
© shutterstock
Casa Construção
O investimento no setor da construção no Brasil registou um elevado crescimento durante o ano passado e deve continuar a subir durante este ano. Segundo o indicador de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) do Ipea, durante este ano, prevê-se que a atividade da construção civil continue a aumentar, amortizando assim a queda dos outros componentes nos investimentos. Dado o grande volume de obras em curso, estima-se uma subida na ordem dos 3% em 2022.
Segundo os mesmos dados, que o jornal Valor Económico teve acesso, vários indicadores corroboram esta projeção. Entre eles, destacam-se o indicador de lançamento de imóveis em São Paulo que apresentou um aumento de 63% até outubro de 2021, contribuindo assim para a entrada de novas obras nos próximos meses. Paralelamente, a produção de cimento alcançou novos máximos históricos, chegando a "um nível tão elevado quanto o observado em 2015."
Por outro lado, a queda nos investimentos em máquinas e equipamentos "tem sido rápida e forte", cita o jornal. Isto pode ser explicado "pela incerteza fiscal, pelo aumento do custo de produção e pelo aumento da taxa de juros." Um fato que poderá prejudicar a confiança dos empresários, contribuindo para queda do investimento na ordem dos 11% durante este ano.
Leia Também: Escritórios. BMA Group fatura 1 milhão no primeiro ano de operação por cá