Meteorologia

  • 23 NOVEMBER 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 22º
Finanças Crédito à habitação Comprar ou arrendar casa: O que é e ...

Comprar ou arrendar casa: O que é e como funciona o leasing imobiliário?

O leasing imobiliário é uma forma de financiamento a médio ou longo prazo, onde o locador disponibiliza um bem ao inquilino, que paga uma renda. "Pode ser aplicado na aquisição ou construção de habitação própria permanente, secundária ou para arrendamento", explica o consultor Alexandre Luís.

Comprar ou arrendar casa: O que é e como funciona o leasing imobiliário?

"Menos conhecido que o crédito à habitação, o leasing imobiliário partilha do mesmo objetivo, sendo uma opção de financiamento válida para quem pretende ter uma casa própria", começa por explicar o consultor Alexandre Luís, no portal Imovirtual. Paralelamente, o leasing imobiliário, "muito utilizado por empresas e investidores", é também apelidado de locação financeira e "trata-se de uma opção que partilha algumas semelhanças com o arrendamento", reforça o consultor.

Em suma, o leasing imobiliário é uma forma de financiamento a médio ou longo prazo, onde o locador disponibiliza um bem ao inquilino, que paga uma renda. "Pode ser aplicado na aquisição ou construção de habitação própria permanente, secundária ou para arrendamento", explica Alexandre Luís.

Quais as vantagens do leasing imobiliário?

Uma das primeiras vantagens que o consultor destaca refere-se à isenção do pagamento do Imposto de Selo, que é cobrado no crédito à habitação. Paralelamente, a poupança pode ascender aos 1,2% do valor do financiamento. 

Mais ainda, no leasing imobiliário há uma maior facilidade em englobar o Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT) e outros custos processuais no valor total do financiamento, faz sobressair Alexandre Luís.

Segundo o consultor, também se trata de uma boa opção para quem possui um capital inicial limitado e também há a possibilidade de arrendar o imóvel a terceiros durante a vigência do contrato, note-se.

Ainda existe a possibilidade de adquirir o imóvel no fim do contrato, "já que todas as rendas pagas contribuíram para abater no valor da casa."

E as desvantagens?

Por outro lado, poderá vender o imóvel mas com limitações, nomeadamente pode ser obrigado a pagar o IMT. Mais ainda, nem todas as instituições financeiras disponibilizam modalidades de leasing imobiliário a particulares.

Outra desvantagem recai no facto de que quem opta pelo leasing imobiliário não pode usufruir de isenção do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI).

Leia Também: Crédito habitação. Bankinter oferece spread de 0,90% até ao final do ano

Campo obrigatório