Câmara de Santo Tirso amplia rede de saneamento com 1,6 milhões de euros
A ampliação da rede de saneamento em duas freguesias de Santo Tirso, numa parceria entre a câmara e a Águas do Norte, e orçada em 1,6 milhões de euros arrancou hoje e estender-se-á por 364 dias, anunciou a autarquia.
© CMSantoTirso
Casa Saneamento
Este investimento é financiado "em cerca de um milhão de euros pela autarquia, sendo o valor restante proveniente do POSEUR - Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos", acrescenta o comunicado.
A ampliação da rede de saneamento no território da antiga freguesia de Sequeirô, em Santo Tirso, arrancou com o início das obras de construção de 409 ramais, o que vai permitir estender a rede já existente em mais 7,5 quilómetros, assinala a nota de imprensa.
Dentro de três semanas, os trabalhos de ampliação da rede vão alargar-se, também, à localidade de Burgães, onde serão construídos mais 295 ramais, numa extensão de 4,9 quilómetros, continua o documento.
Citado em comunicado, o presidente da câmara, Alberto Costa, destacou que "a frente de obra que arrancou hoje vai permitir elevar para 82% a cobertura total da rede de saneamento no concelho", acrescentando que "irá, também, avançar em breve a construção de 12,4 quilómetros da rede de saneamento e 500 ramais na freguesia de Monte Córdova".
Refere o comunicado que, no âmbito do POSEUR, foi já concluída a execução das redes de drenagem do Sistema de Águas Residuais (SAR) de Água Longa, que beneficiam as famílias residentes nas freguesias de Agrela, Água Longa, Monte Córdova, Reguenga e na União de Freguesias de Carreira e Refojos de Riba de Ave.
Estão, também, terminadas as obras de construção das redes de drenagem do SAR de Rabada e de Lordelo/Aves, abrangendo Areias, Lama, Sequeirô, Burgães, Rebordões, S. Tomé de Negrelos, Vila das Aves, Roriz, S. Martinho do Campo, S. Salvador do Campo e Vilarinho, continua o documento.
Leia Também: Euribor sobem a 3, 6 e 12 meses para máximos desde o 2.º semestre de 2020